Economia

Petróleo fecha em queda após alta das reservas nos EUA

Agência France-Presse
postado em 22/09/2010 17:30
Os preços do petróleo caíram nesta quarta-feira (22/9) em Nova York, em reação ao surpreendente aumento dos estoques petroleiros nos Estados Unidos, onde a oferta de petróleo aproxima-se de seu maior nível em 20 anos.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação de "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em novembro terminou em 74,71 dólares, em baixa de 26 centavos em relação à terça-feira.

Em alta no início do dia, o mercado petroleiro inverteu a tendência depois da divulgação dos dados semanais das reservas do Departamento de Energia americano.

Os estoques de petróleo subiram em 1 milhão de barris na semana passada nos Estados Unidos. Os analistas esperavam uma queda de 1,7 milhão de barris, entre outros fatores porque o oleoduto da Enbridge, que transportava 670.000 barris diários de petróleo canadense para os Estados Unidos, permaneceu fechado durante grande parte desse período.

Com mais de 358 milhões de barris, essas reservas aproximam-se dos tetos alcançados no fim de agosto, quando estavam em seus níveis mais altos em ao menos 20 anos.

As reservas de gasolina subiram 1,6 milhão de barris e as de produtos destilados (diesel e combustível para calefação), em 300.000 barris. Em ambos os casos, o mercado antecipava uma queda.

"Diferentemente da semana passada, quando houve uma queda generalizada das reservas, as cifras desta semana são muito, muito diferentes: temos aumentos nas principais categorias", comentou Jason Schenker, da Prestige Economics.

"O mercado não esperava, está se adaptando", completou. "Todos os movimentos nos mercados foram ofuscados por isso".

Os preços do petróleo orientaram-se para baixo, apesar de uma queda espetacular do dólar, com o euro subindo de 1,31 para 1,34 dólar depois da reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) na terça-feira.

Em teoria, a desvalorização da moeda americana torna o petróleo mais atraente, porque é cotado em dólar, para investidores munidos de outras divisas.

O Fed declarou-se pronto para adotar novas medidas de apoio monetário diante da desaceleração da economia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação