Economia

CVM oferece curso de direito societário e mercado de capitais

postado em 23/09/2010 10:55
Brasília ; Começa nesta quinta-feira (23/9) o primeiro curso de direito societário e mercado de capitais da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para magistrados. A iniciativa faz parte de um convênio firmado com o Tribunal Regional Federal da 2; Região (TRF-2), que engloba os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O curso tem foco inicial em magistrados federais. A iniciativa da CVM de se aproximar da Justiça para discutir questões societárias e de regulação tem o objetivo de estimular o debate sobre temas de interesse da autarquia, vinculada ao Ministério da Fazenda, e também do mercado com juízes, advogados e procuradores das República.

O superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, José Alexandre Vasco, informou à Agência Brasil que, ;dentro desse grande objetivo de aproximação institucional e de debate, há também o objetivo mais imediato de contribuir para a especialização dos operadores do direito nos temas sob a supervisão da CVM;.

Ele acredita que o curso poderá facilitar o entendimento dos juízes sobre os processos relacionados ao mercado de valores mobiliários. ;O crescimento do mercado de capitais e sua maior utilização pelas empresas e pela nossa sociedade como fonte de financiamento e de investimento traz um acréscimo no número de questões que são levadas à Justiça;.

O primeiro módulo do programa fará uma apresentação das grandes estruturas do mercado de capitais, sob o ponto de vista da CVM. Serão abordados o sistema financeiro nacional, a atuação da CVM, a autorregulação do mercado de capitais, os papéis dos principais agentes do mercado, as entidades administradoras do mercado de bolsa e de balcão, além de temas específicos, como contratos derivativos e securitização.

O programa será encerrado com um panorama da crise internacional seus reflexos no sistema financeiro nacional, com foco na atuação da CVM.

A parceria entre a autarquia e o TRF-2 prevê o desenvolvimento de projetos educacionais e de capacitação profissional voltados, prioritariamente, para os magistrados federais da 2; Região e procuradores federais da CVM. A meta é oferecer cursos de pós-graduação, de aperfeiçoamento e de extensão, e também palestras e seminários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação