Economia

Bancos mantêm capacidade de honrar compromissos no 1° semestre de 2010

postado em 23/09/2010 10:59
Brasília - A solvência das instituições financeiras - capacidade de cumprir compromissos - permanece em nível confortável, segundo avaliação do Relatório de Estabilidade Financeira, referente ao primeiro semestre de 2010, divulgado nesta quinta-feira (23/9) pelo Banco Central (BC).

;Os ativos líquidos mostraram-se suficientes para suportar as operações, inclusive em situações de estresse;, diz o relatório.

Segundo o documento, a acumulação de lucros permitiu que o Índice de Basileia, que representa a relação entre o capital e o risco das operações realizadas pelas instituições financeiras, se mantivesse bem acima do mínimo regulamentar de 11%.

O relatório mostra que houve redução do Índice de Basileia de 18,5%, em dezembro de 2009, para 17,3%, em junho de 2010. Entretanto, esse recuo de 0,6 ponto percentual foi reflexo de uma mudança normativa. ;A variação restante teve origem predominante no maior requerimento de capital em razão do aumento nas operações de crédito.; Quanto mais o banco empresta, maior também é a necessidade de provisão de recursos para absorver possíveis perdas.

De acordo com o relatório, eventuais mudanças na regulamentação prudencial, em discussão em fóruns mundiais, ;podem aumentar a pressão sobre a rentabilidade e impactar o índice de solvência das instituições;.

;Contudo, a boa situação de capitalização e liquidez, a capacidade de adaptação das instituições, bem como a retenção de lucros durante o período de transição para as novas regras devem minimizar esses impactos;, diz o relatório.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação