Economia

Gol Ecomotion 1.0 usa carroceria da geração anterior e é muito despojado

Paulo Eduardo
postado em 23/09/2010 11:00
O Gol Ecomotion é vendido na carroceria da geração 4, com duas ou quatro portas, e briga diretamente com o Mille Economy 1.0. O modelo cedido para testes foi o de duas portas, bastante carente de equipamentos, inclusive ar-condicionado e direção hidráulica. A maioria dos carros enviados para avaliação são recheados de equipamentos de segurança, conforto e conveniência, o que não foi o caso dessa versão do compacto, que está mais próxima do que a maioria usa.

O melhor do Ecomotion é o desempenho surpreendente do motor 1.0, que em nada faz lembrar versões equipadas e pesadas. Esse é o segredo da excelente performance. Com pouco mais de 850kg, o modelo de duas portas do Ecomotion sem ar-condicionado e direção hidráulica convence. Os dois equipamentos pesam em torno de 50kg. Quando estão em funcionamento, tiram potência do motor, o que prejudica a performance.

Pesando 850kg, o modelo duas portas testado, sem itens como ar-condicionado e direção hidráulica, ficou mais leve, favorecendo o desempenhoAs relações curtas de transmissão ; quando as rotações do motor sobem mais rápido ; contribuem para que o carro ande bem até em subidas. Impressiona a agilidade. Se fosse mais pesado, a performance seria outra. Quando se arranca rápido, a cantada de pneu ou o arrasto de rodas é inevitável. O diferencial foi alongado, para manter níveis mais baixos de rotação na mesma velocidade e redução de consumo de 5%, garante o fabricante. Veja, a seguir, como o compacto se saiu nos quesitos conforto, segurança e suspensão:

Pé de boi
São poucos os itens opcionais de conforto e conveniência, além de ar-condicionado e direção hidráulica. Vidros e travas com comandos elétricos. Nada mais. O nível de ruídos internos é elevado em superfícies irregulares por causa da pressão exagerada dos pneus. Por isso, o motorista não sente tanto o peso da direção sem assistência. O recírculo interno, que impede a entrada de ar contaminado, foi abolido. O recurso em regiões poluídas ou empoeiradas é fechar as aletas e ligar a ventilação no sentido da região dos pés.

É preciso ficar atento para não deixar as luzes de posição acesas, pois não há alarme informando ao motorista apressado ou distraído. Mesmo com a chave fora da ignição, apenas os fachos de faróis alto ou baixo são desligados, permanecendo acesas as luzes de posição. Se ficarem assim por longo período, a bateria pode arriar. Os vidros também são desprovidos do sistema antiesmagamento, apesar de não terem função um toque na subida ou descida. É preciso manter o comando pressionado para abrir ou fechar.

De olho na legislação
No quesito segurança, o problema maior está no banco traseiro. Faltam apoios de cabeça para todos os ocupantes e os cintos laterais de três pontos não são retráteis, dificultando a regulagem e desestimulando o uso do equipamento. No banco traseiro, a maioria não usa o retrátil de três pontos por ignorância, imagine aquele que exige contorcionismo e muita paciência para regular. Sem chance. ABS e airbags, nem pensar.

Meio ambiente
Segundo a Volkswagen, os amortecedores têm nova calibração, deixando a suspensão mais adequada aos pneus verdes, que custam cerca de 40% a mais do que os convencionais. A redução de consumo, de acordo com o fabricante, é de 5% e a menor resistência ao rolamento, 25%. A partir de 60km/h até a imobilização total, o modelo com pneu normal rodou 694,2 metros e com os pneus verdes, 867,6 metros. A diferença é de 173,4 metros. Afirma ainda a Volks que a dirigibilidade não se alterou. Entretanto, em velocidades acima de 100 km/h, nota-se ligeira instabilidade direcional.

Ficha técnica

MOTOR
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 999cm; de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 68cv (gas) e 71cv (alc) a 5.750rpm e torques máximos de 9,4kgfm (gas) e 9,7kgfm (alc) a 4.250rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco velocidades

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica (opcional)

SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, interdependente, com braço longitudinal / 6 x 13 polegadas, em aço / 165/70 R13

FREIOS
Disco de freio ventilado na dianteira e tambor na traseira, sem ABS (nem como opcional)

CAPACIDADES
Tanque, 55 litros; carga (passageiros e bagagem), 440kg; peso, 853kg; porta-malas , 285 litros


Equipamentos

DE SÉRIE

Conforto/conveniência
Regulagem de altura do banco do motorista, encosto do banco traseiro rebatível, tomada de 12 volts e espelhos nos para-sóis.

Aparência
Calotas.

Segurança
Imobilizador eletrônico do motor, tampa do tanque com chave e regulagem de altura dos cintos de segurança dianteiros.

OPCIONAIS

Retrovisores, vidros e travas elétricos; preparação para som; alto-falantes; ar-condicionado; direção hidráulica; CD Player com MP3, USB, SD Card e Bluetooth; e lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro.


QUANTO CUSTA
A partir de R$ 27.530 (duas portas)

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