Economia

Venda de títulos públicos pela internet atrai 200 mil pessoas físicas

postado em 23/09/2010 20:10
Brasília ; O número de pessoas físicas que comprou títulos públicos pela internet ultrapassou a marca de 200 mil em agosto. Segundo números divulgados nesta quinta-feira (23/9) pelo Tesouro Nacional, o Programa Tesouro Direto encerrou o último mês com 200.648 investidores cadastrados.

Somente em agosto, 3.504 participantes aderiram ao programa, que vende títulos públicos a pessoas físicas pela internet. Nos últimos 12 meses, o total de investidores aumentou em 21,85%.

As vendas de títulos pelo Tesouro Direto no mês passado atingiram R$ 259,53 milhões, o segundo maior valor mensal da história. A quantia só é menor que a registrada em julho, quando as emissões tinham somado R$ 267,8 milhões. O terceiro maior volume mensal é de R$ 259,1 milhões, em outubro de 2008.

Os títulos corrigidos por índices de preços foram os papéis mais procurados pelos investidores em agosto, com 47,34% do vendido. Em segundo lugar, ficaram os títulos prefixados (com juros definidos no momento da emissão), com 41,74%. Os papéis vinculados à taxa básia de juros (Selic) responderam por 10,92% das emissões no mês passado.

Segundo o coordenador-geral de Operações da Dívida Pública, Fernando Garrido, os resultados dos últimos meses mostram que o Tesouro Direto está mais conhecido. ;Os pequenos investidores aos poucos estão sendo atraídos pelo retorno seguro e pelos juros rentáveis;.

O Tesouro Direto foi criado em janeiro de 2002 para popularizar esse tipo de aplicação e permitir que pessoas físicas adquiram títulos públicos diretamente pela internet. A compra é feita sem intermediários, mas o aplicador tem que pagar taxa a uma corretora que ficará com a custódia dos títulos.

A venda de títulos é uma das formas que o governo tem para captar recursos e honrar compromissos. Em troca, compromete-se a devolver o valor com um adicional, que pode ser a taxa Selic, índices de inflação, variação do dólar ou uma taxa definida antecipadamente.

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