Economia

Endesa vende 80% da rede de gás a Goldman Sachs

Agência France-Presse
postado em 27/09/2010 16:36
Madri - A maior empresa do setor de energia elétrica da Espanha, Endesa, de propriedade da italiana Enel, anunciou nesta segunda-feira (27/9) a venda, por 800 milhões de euros (US$ 1,04 bilhão), de 80% da rede de gás natural a dois fundos de infraestrutura administrados pelo banco americano Goldman Sachs.

"A Endesa mantém uma opção de compra sobre a participação vendida, opção que pode ser exercida entre o quinto e o sétimo aniversários da operação", afirma a empresa em um comunicado enviado à Bolsa de Madri.

O grupo espanhol mantém uma participação de 20% na rede de transporte e distribuição de gás, para a qual fornecerá apoio logístico.

A rede de distribuição de gás da Endesa chega a 4,5 mil quilômetros e a de transporte a 650 quilômetros. Ao comprar 80% do total, o Goldman Sachs adquire 3,8 mil quilômetros de distribuição e 600 quilômetros de transporte.

O grupo espanhol espera concluir a venda até o fim de 2010.

"A operação supõe uma valorização dos ativos de transporte e distribuição de gás de um bilhão de euros aproximadamente e terá um impacto positivo de 800 milhões de euros aproximadamente sobre o endividamento líquido atual do grupo Endesa", afirma o comunicado.

O texto informa ainda que a transação terá "um impacto positivo de 450 milhões de euros aproximadamente no resultado consolidado antes de impostos da Endesa".

As diferentes filiais de gás da Engesa contam com mais de um milhão de clientes no mercado livre e de 413 mil no mercado regulado.

A Endesa, propriedade da Enel, já vendeu em 1; de julho ativos da rede de linhas elétricas à companhia de gestão de rede de transportes de eletricidade espanhola REE, por 1,410 bilhão de euros.

Essa operação foi consequência de uma lei de julho de 2007 sobre o setor elétrico na Espanha, que obriga as sociedades distribuidoras a vender as redes e instalações de transporte de eletricidade à REE.

A Endesa também pratica há vários meses uma política de cessão de ativos não estratégicos.

Desde o início do ano, o grupo energético espanhol vendeu 50,01% da filial grega Endesa Hellas por 140 milhões de euros, em torno de 20% da sociedade de gás espanhola Saggas por 43 milhões e em torno de 1% da REE por 51 milhões de euros.

Essa estratégia se inscreve no programa de cessões de ativos da Enel, por um total de 10 bilhões de euros, destinados a reduzir a dívida, que disparou devido à tomada do controle total, no ano passado, do grupo espanhol.

O objetivo da Enel para o fim do ano é reduzir a dívida para 45 bilhões de euros, dos 50,870 bilhões no fim de 2009.

Como parte desse programa, a Enel também entrará na bolsa em outubro com uma parte minoritária da divisão de energias renováveis Enel Green Power, uma operação que deverá aportar à companhia três bilhões de euros

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação