Vera Batista
postado em 28/09/2010 08:00
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu a venda de bilhetes da companhia aérea Webjet para os voos programados até esta sexta-feira. O motivo foi o aumento da quantidade de cancelamentos(1), que chegou a 47,2% do total previsto até as 14 horas de ontem. Segundo a Webjet, os voos foram suspensos para não exceder o limite de horas de trabalho das tripulações.Se até 1; de outubro a irregularidade continuar, a Anac avisa que a companhia pode receber multas diárias de R$ 4 mil a R$ 10 mil, segundo Juliano Noman, superintendente de Regulação da Anac.
;Abrimos um processo para cada reclamação. Se mil passageiros reclamarem, serão mil processos sujeitos a multa;, explicou.
A Anac vem observando a empresa ;mais de perto; (tanto nos aeroportos quanto no Centro de Operações), nos últimos quatro meses, segundo Noman, e detectou que os cancelamentos passaram de 2,4% em agosto para 5,7% em setembro, chegando a 9,7% na semana passada. Sem revelar o impacto financeiro da punição, a empresa divulgou apenas que ;acata a determinação e trabalha para normalizar a situação o mais rápido possível;.
A Anac ainda não apurou o número de reclamações nem a quantidade de passageiros impedidos de viajar. Mas enviou equipes de fiscalização para os principais aeroportos onde a Webjet atua (Galeão, Santos Dumont, Guarulhos, Porto Alegre, Salvador e Confins). Os mais afetados foram Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Confins, em Minas Gerais. Quem já comprou passagem deverá se informar na Webjet sobre como proceder. Se não tiver seus direitos atendidos, deverá registrar queixa na Anac, pelo 0800 725 4445 (24 horas, em inglês e espanhol), ou pelo site (www.anac.gov.br).
A Resolução n; 141 da Anac prevê, nesses casos, a reacomodação imediata em outro voo da própria companhia ou de outra empresa; reembolso integral do bilhete para quem desistir da viagem, na mesma forma de pagamento da passagem; informação sobre os direitos do passageiro (por escrito); comunicação (internet ou telefone, a partir de uma hora do horário previsto); alimentação (depois de duas horas); hospedagem e traslado ; se for o caso (após quatro horas de espera). A Webjet, com 116 voos diários pelo Brasil, poderá deixar de transportar mais 17.500 passageiros nestes cinco dias.
Explicações
Segundo a Anac, os passageiros foram reacomodados em voos da própria companhia e de outras empresas, inclusive com aeronaves fretadas, de forma programada e sem transtorno. ;Hoje (ontem), o número cresceu demais;, justificou o superintendente da Anac. Medidas mais severas poderão ser tomadas ao longo da semana se a situação não for equacionada.
Em julho, a Webjet teve que pagar R$ 225 mil por ter ultrapassado a carga horária da tripulação. No comunicado, a empresa destaca que, em função da sua política de preços competitivos, vem crescendo nos últimos meses e incorporou 149 colaboradores, para atender a alta da demanda. ;Nesse momento, estão sendo treinados 64 novos co-pilotos e 85 comissários, que estarão em atividade a partir de outubro;, afirmou.
1 - Problema antigo
Atrasos e cancelamentos não afetam apenas a Webjet. Entre o fim de julho e o início de agosto, a Gol também enfrentou os mesmos problemas devido à implantação de um novo sistema de escala de tripulantes, que acabou afetando mais de 300 voos da companhia. Nesta segunda-feira, de acordo com estatísticas da Infraero, estatal responsável por aeroportos no país, até as 20 horas, dos 679 voos programados pela Gol, 74 (10,7%) haviam sido cancelados. E, até aquele horário, a Webjet, quarta maior companhia do país, não conseguiu resolver o problema com os seus: 44 (37,3%) continuavam cancelados e 35 (29,7%) saíram atrasados.