Vera Batista
postado em 29/09/2010 07:30
Apesar de a Webjet garantir que nenhum de seus voos foi cancelado ontem e que a situação nos aeroportos de todo o país estava ;absolutamente tranquila;, os números desmentiram a informação. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), até as 18 horas, 40 das 99 decolagens programadas pela companhia aérea ; 40,4% do total ; foram canceladas no segundo dia de tumulto. Desde segunda-feira, a venda de bilhetes foi suspensa pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por problemas na escala de funcionários.Houve falha no planejamento estratégico da Webjet e a Anac fez o seu papel, na avaliação da economista Amarylis Romano, da Consultoria Tendências. ;Se não tinha condições de cumprir, deveria ter entregue algumas rotas;, destacou. A especialista disse também que talvez a empresa tenha sido surpreendida pela elevação extraordinária na demanda por voos domésticos, que, de dezembro de 2009 a agosto de 2010, cresceu 34%. A procura por passagens internacionais aumentou 28% no período.
Multa
Ontem, o número de reclamações foi menor que na segunda-feira, mas ainda significativo. No primeiro dia, 84 pessoas foram ao balcão da Anac queixar-se contra a Webjet. Ontem, 42 tomaram a mesma atitude. Cada um desses processos pode render uma multa de R$ 4 mil a R$ 10 mil à companhia aérea. Segundo a Anac, o valor total da multa não foi divulgado, porque dependerá da quantidade total de passageiros lesados que recorrerem a direitos. Não há limite de prazo para as reclamações.
Em nota, a Webjet argumentou ainda que ;já havia entrado em contato com os passageiros; e mesmo os que não foram contatados serão recebidos nos aeroportos e orientados sobre os novos horários. Mas quem comprou bilhete e não conseguiu viajar, ou tem passagem marcada, deve ligar para a central de atendimento 0800-723-1234 da empresa e pedir reacomodação, transferência da passagem para outro dia (sem cobrança de taxa) ou reembolso. Se não houver solução, o caminho é solicitar reparação na Justiça ou procurar o Procon mais próximo.
Medidas diferentes
Os erros eventualmente cometidos pela Webjet não desmerecem a importância da empresa no equilíbrio do setor de aviação, avalia o especialista em gerenciamento de risco Gustavo Cunha Mello. ;Não é bom para o consumidor brasileiro que a Webjet desapareça do cenário;, afirmou. Ele afirma que não há justificativa para desobedecer a lei e ultrapassar a carga horária da tripulação, mas, na sua avaliação, a Anac usa ;dois pesos e duas medidas;.
Mello entende que, no lugar de fomentar a concorrência, a agência incentiva o duopólio entre a Gol e a TAM, que dominam 85% do mercado. ;O governo nunca apoiou as menores. Há 60 dias, a Gol fez um tumulto tremendo no fim de semana e ninguém a obrigou a parar de vender bilhetes;, provocou. O especialista disse haver evidências claras que a maioria finge não ver. ;Condenam o cancelamento de 40 voos da Webjet, alegando que representam quase 50% do total. A Gol cancelou 78 (12,9%) e a TAM, 38 (6,2%). Será que ninguém percebe o absurdo?;, indaga.
Aérea de pequeno porte, a Webjet passou por dificuldades financeiras desde a sua criação e já está no terceiro dono. Alguns analistas enfatizam que ela ocupa o quarto lugar no ranking, mas, na verdade, divide 15% do bolo. ;O governo nem se mexe quando há dumping (concorrência desleal);, disse Mello, alegando que a prática ocorre principalmente nas rotas da ponte aérea, onde as grandes ganham mais dinheiro. ;Quando botam um voo às 7h da manhã, vem as grandes e colocam outros, mais baratos, às 7h10 e 6h55. E esvaziam a ideia;, ironizou. (VB)