postado em 30/09/2010 08:00
; Enio GrecoNa seleta gama de automóveis que proporcionam o verdadeiro prazer de dirigir, existe um que tem estilo comportado, que, à primeira vista, não demonstra do que realmente é capaz. Trata-se do Volkswagen EOS, um cupê de duas portas construído sobre a plataforma da quinta geração do Golf e que traz como principais atrativos a capota de vidro, que abre e fecha em 25 segundos; o motor turbo de 200cv; câmbio automático com dupla embreagem; e muita eletrônica. É um carro duro como um kart, tem muitos ruídos internos e espaço honesto apenas para dois, porém, anda muito e com segurança.
O EOS não tem o visual atualizado em relação à família VW comercializada na Europa. Afinal, por lá o Golf já está na sexta geração. O cupê desembarcou no Brasil em 2009 e veio para aumentar o time de modelos Premium da marca, junto com o Passat CC. Apesar de não ter estilo ousado, o EOS agrada por suas linhas fluidas e comportadamente esportivas. Com a capota fechada, poderia ser até confundido com um discreto sedã, mas as duas portas, a linha de cintura elevada e a coluna traseira mais larga revelam os traços do cupê.
Na frente robusta, destaque para os faróis ovalados bi-xenon, com fachos de luzes direcionais, e grade com desenho em V e moldura cromada invadindo o para-choque. As laterais são lisas e o para-brisa tem inclinação acentuada, que praticamente se junta ao teto de vidro, que, dividido em cinco partes, compõe o sistema de capota Coupé Sun roof Convertible (CSC), de acionamento elétrico. A traseira é curta e tem lanternas com elementos circulares com LEDs, invadindo a tampa do porta-malas.
Se, com a capota fechada, o EOS não convence que é um esportivo, basta acionar uma tecla no console central para que, em 25 segundos, se transforme em um imponente conversível. Desse jeito, não tem como passar desapercebido. O visual muda e assim ficam expostos alguns probleminhas do cupê. O espaço interno é ideal para duas pessoas, já que o banco traseiro é limitado, com o encosto a praticamente 90 graus. Apesar disso, conta com apoios de cabeça e cintos de segurança retráteis de três pontos.
O porta-malas tem uma boa parte ocupada quando a capota está aberta, sobrando pouco espaço para a bagagem. Lá dentro, fica todo o mecanismo da capota e mais uma grande bolsa com o defletor que pode ser montado no banco traseiro, para desviar o fluxo de ar e reduzir a turbulência. O conversível é estiloso, mas pouco apropriado para os dias de sol quente (para os carecas, só com muito protetor solar e boné) e incompatível com a violência nos grandes centros urbanos.
Sofisticação
O interior tem acabamento fino, sofisticado, com revestimento em couro nos bancos e painéis das portas. O painel é coberto com material emborrachado, agradável ao toque, com todas as partes bem encaixadas e sem rebarbas. Os comandos estão bem localizados, ao alcance do motorista. Os instrumentos circulares, com fundo preto e números brancos, são de fácil visualização. Um visor central digital, com tela sensível ao toque, dá acesso ao som e sistema de telefonia. O computador de bordo fornece as demais informações necessárias ao motorista. O volante multifuncional tem ajuste de altura e distância e, na parte de trás, aletas para trocas de marchas. Porém, para um carro de preço elevado, fazem falta os comandos elétricos na regulagem dos bancos dianteiros. Apenas o ajuste lombar é elétrico.
Para quem gosta de dirigir, o VW EOS é puro prazer, apesar de alguns pequenos detalhes. Os bancos dianteiros têm desenho esportivo, são confortáveis e ajudam o motorista a se ajustar facilmente. Porém, com a capota fechada, o carro se transforma em uma incômoda fábrica de ruídos. Já sem o teto, a condução fica mais prazerosa, apesar dos fatores contra já citados. A visibilidade traseira é limitada, mas os retrovisores de bom tamanho e os sensores de estacionamento minimizam o problema.
Impressões
O ingrediente que realmente transforma o EOS de um pacato cupê a um esportivo nervoso é o seu conjunto mecânico associado à eletrônica. O motor 2.0 turbo esbanja força e potência, garantindo desempenho impressionante. E não para por aí. A transmissão é automática de seis marchas Tiptronic DSG, ou seja, com dupla embreagem, que garante trocas rápidas, sem o menor risco de tranco. Tem ainda a opção de trocas manuais, na alavanca ou nas aletas do volante. Faz sentir pena do câmbio automatizado também usado pela VW em seus carros menos nobres. Tudo para garantir o máximo aproveitamento da força do motor, com arrancadas e retomadas muito rápidas, dignas de um verdadeiro esportivo. É preciso dosar o pé no acelerador para não cantar pneu a todo momento. Não chega a ser um beberrão convicto: na cidade apresentou consumo de 6,5km/l, e na estrada, 10,5km/l.
O sistema de direção Servotronic foi muito bem calibrado, aumentando o peso proporcionalmente à velocidade. Isso garante segurança nas estradas e facilidade em manobras, já que tem também bom diâmetro de giro. As suspensões fazem do Eos um verdadeiro kart, ou seja, um carro colado ao chão, com estabilidade impressionante em curvas, mas com muita transferência das imperfeições do solo para dentro, causando desconforto. Os pneus perfil 45 também contribuem para tal. O carro tem eficiente sistema de freio com ABS, controle de estabilidade (ESP) e de tração (ASR), além de uma extensa lista de equipamentos de série, que inclui proteção para o caso de capotamento.
Quanto custa?
Vendido em única versão por R$ 162.390
Ficha técnica
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina, 1.984cm; de cilindrada, que desenvolve 200cv de potência a 6 mil rpm e torque máximo de 28,5kgfm a 4.500rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio automático de seis marchas Tiptronic DSG
DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
Discos ventilados dianteiros e sólidos traseiros, com ABS, ASR e ESP
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, McPherson; traseira, independente, com braços transversal e longitudinal/roda de liga leve/7,0 x 17 polegadas/235/45 R17
DESEMPENHO
Velocidade máxima ; 229km/h
Aceleração de 0 a 100km/h ; 7,9s
CAPACIDADES
Tanque de combustível de 55 litros; carga útil, 460 quilos; porta-malas, 380 litros
DIMENSÕES
4,40m de comprimento x 1,79m de largura x 1,44m de altura x 2,57m de entre-eixos
PESO
1.560kg
Resumo
Notas - (0 a 10)
Desempenho - 10
Espaço interno - 8
Porta-malas - 8
Suspensão/direção - 9
Conforto/ergonomia - 8
Itens de série/opcionais (custo/benefício) - 10
Segurança - 9
Estilo - 9
Consumo - 8
Tecnologia - 9
Acabamento - 9
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Conforto/conveniência ; Ar-condicionado de duas zonas, descansa braço central dianteiro com tomada 12V, bancos revestidos em couro, bancos dianteiros esportivos com aquecimento individual e ajuste lombar elétrico, Sistema Easy-Entry, rádio CD/Player MP3 com acumulador para seis CDs, oito alto-falantes, para-sóis iluminados com espelho de cortesia, travamento central com controle remoto para as portas, porta-malas e tampa do tanque de combustível, volante de direção multifuncional revestido em couro e com aletas para trocas de marchas, computador de bordo, função Coming/Leaving home, iluminação de cortesia na área dos pés, porta-luvas com chave, iluminação e possibilidade de refrigeração, dispositivo para cargas longas no encosto do banco traseiro, farol bi-xenon, regulagem automática do facho dos faróis, direção servotronic, espelho retrovisor interno com antiofuscante automático, retrovisores externos com controle elétrico, rebatível, com aquecimento e recolhimento automático ao engate da ré, sensor de chuva, controlador de velocidade (piloto automático), estepe com roda compactada aro 16 polegadas, coluna de direção ajustável em altura e distância, vidros elétricos, defletor de vento.
Aparência ; Frisos internos e pedaleiras em alumínio, contorno cromado nas saídas de ar, revestimento do teto em preto, lanterna traseira com LEDs, moldura da grade do radiador cromada, para-choques e retrovisores pintados na cor da carroceria, rodas de liga leve com aro de 17 polegadas.
Segurança ; Lavador dos faróis, airbag para motorista e passageiro, airbag lateral com proteção combinada para cabeça, faróis de neblina, cintos de segurança automático de três pontos, controle de desgaste da pastilha de freio, ABS, ASR, ESP, alarme anti-furto, freios a disco nas quatro rodas, lanterna traseira de neblina, sensor de estacionamento traseiro e sistema de proteção em caso de capotamento.
Avaliação técnica
Altura do solo
Para um automóvel esportivo, com motor de boa potência, a altura do solo é razoável e não ocorreram interferências numa condução normal e cautelosa quando o carro roda sobre piso irregular. Por prevenção, tem chapa metálica em alumínio, que integra toda a zona inferior do motopropulsor e parte da suspensão dianteira.
Climatização
É automático digital. Apresentou ótimo funcionamento, com boa vazão de ar pelos difusores do painel e tem opção de regulagem e temperatura diferenciada para condutor e passageiro.
Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico na cidade e em rodovias. O pedal de freio tem ótima sensibilidade e relação. A desaceleração é uniforme, rápida e sem alteração da trajetória. O ABS tem boa calibração e o freio de estacionamento, que atuou normal, é com alavanca junto ao banco do condutor.
Câmbio
É automático, com seis marchas, do tipo Tiptronic, com dupla embreagem e opção de uso manual sequencial, por meio de aletas incorporadas ao volante e também com toques na alavanca principal. As relações de marchas/diferencial estão muito bem definidas para essa motorização com turbo, sem trancos e trocas muito rápidas. As respostas em kick-down são imediatas e a aceleração instantânea. Tem opção de uso mais esportivo com a alavanca na posição S. O quadro de instrumentos traz display informando o modo e marcha selecionada.
Motor
É brilhante a sua performance e o turbo está bem dimensionado. Proporciona uma dirigibilidade muito agradável no uso misto. A aceleração é excelente e as retomadas de velocidade, notáveis. A calibração do turbo com o gerenciamento eletrônico está muito bem elaborada, com ausência de trancos, favorecido pela ampla faixa de torque máximo de 28,5kgfm, atuando de 1.700rpm a 5 mil rpm. O nível de ruídos de funcionamento é baixo.
Nível interno de ruído
Com a capota fechada, o nível interno de ruídos é moderado, assim como o efeito aerodinâmico.
Suspensão
O conforto de marcha é limitado, com significativa transferência das imperfeições do solo para dentro, quando o carro roda sobre piso irregular usual urbano e em estradas mal conservadas. A estabilidade é notável, com excelente rapidez em curvas de raios variados e mínima inclinação da carroceria. Numa condução bem esportiva, atuaram com eficiência os controles eletrônicos de tração e estabilidade.
Direção
A precisão na reta e em curvas é muito boa. A coluna de direção tem ajuste em altura e distância, com ótimo curso e boa pega no volante. A velocidade do efeito-retorno e o diâmetro de giro satisfazem. O modelo é equipado com sistema ativo de proteção contra capotamento (ARP), que detecta o limite da inclinação lateral e a velocidade imposta.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan