Agência France-Presse
postado em 01/10/2010 18:23
Washington - O conselho de vigilância da estabilidade financeira dos Estados Unidos foi oficialmente constituído nesta sexta-feira (1/10) em Washington, reunindo a abertura e pela primeira vez em volta da mesma mesa vários reguladores do setor.A primeira reunião da instância, criada pela lei de reforma de regulamentação financeira, promulgada em julho, foi realizada no Departamento do Tesouro, e presidida pelo secretário Timothy Geithner.
Antes, Geithner havia feito consultas com os diretores das várias autoridades reguladoras existentes: sete federais e três de estados federados (Califórnia, Carolina do Norte e Missouri), que destacaram a pertinência do novo órgão.
"Todos temos os nossos interesses particulares, nossas forças, nossas perspectivas. Este conselho nos permitirá tirar algo destas perspectivas e a cada um de nós aprender com os demais o que está acontecendo no sistema financeiro", disse o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke.
A última parte da reunião, transmitida pela internet, foi dedicada à adoção de várias moções, sendo a mais chamativa a de submeter à opinião pública a "regra de Volcker", que proíbe aos bancos americanos especular nos mercados em benefício próprio.