Economia

Elevar IOF para estrangeiros faz parte da estratégia, diz Tesouro Nacional

postado em 05/10/2010 10:42
Brasília - O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, disse nesta terça-feira (5/10) que a elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para aplicações em renda fixa de investidores estrangeiros inibe a entrada de capital de curto prazo no Brasil e faz parte da estratégia de rolagem da dívida.

Para o secretário, a medida está linha com a estratégia de alongar os títulos e estimular o estrangeiro que vem para ficar no Brasil.

;É convergente com a estratégia de esperar que (investimentos de) estrangeiros que venham ao Brasil sejam de médio e longo prazos. (A medida) inibe o curto prazo daqueles que estão olhando mais as variações de câmbio, e o (investimento de) longo prazo continuará vindo;, disse Augustin.

A alíquota do IOF para os investimentos de estrangeiros em renda fixa no Brasil dobrou de 2% para 4%. Nesta segunda, ao anunciar o aumento, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a medida é necessária para conter a queda dólar depois da capitalização da Petrobras, que atraiu divisas para o Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação