Economia

Wall Street fecha em nível mais alto em cinco meses

Agência France-Presse
postado em 05/10/2010 18:36
Nova York - A Bolsa de Nova York fechou em forte alta nesta terça-feira (5/10) impulsionada por um indicador que superou as previsões nos Estados Unidos e por uma surpreendente intervenção do Banco do Japão: o Dow Jones avançou 1,80%; o Nasdaq, 2,36%.

Segundo números definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average subiu 193,45 pontos, a 10.944,72, nível mais alto de fechamento desde 3 de maio e a Nasdaq ganhou 55,31 pontos, a 2.399,83.

O índice ampliado Standard & Poor;s 500 ganhou 2,09% (23,72 pontos), a 1.160,75 pontos.

"As notícias econômicas são boas. Houve uma importante intervenção do (Banco do) Japão, que pode ser a primeira de várias instituições a fazer isso", explicou Anthony Conroy, da BNY ConvergEx.

Já claramente em alta na abertura, os índices ganharam força nesta terça-feira após a divulgação do índice ISM de atividade no setor de serviços nos Estados Unidos, que aumentou mais do que o previsto em setembro.

O outro impulso veio do exterior, com a decisão do Banco Central do Japão de reduzir a taxa básica a zero, com o objetivo de lutar contra a valorização do iene, que afeta as exportações.

Essa decisão "de injetar capitais nos mercados representa uma medida poderosa, que sai de um banco central importante", destacou Craig Peckham, da Jefferies.

A alta desta terça-feira foi generalizada. "Muitas pessoas têm muita liquidez em suas contas e devem pôr seu dinheiro para trabalhar", disse Anthony Conroy.

O mercado obrigatório fechou sem direção definida. O rendimento do bônus do Tesouro para 10 anos ficou em 2,474%, contra 2,479% na noite de segunda-feira, e o dos títulos para 30 anos foi a 3,731%, contra 3,710%. O rendimento das obrigações evolui no sentido oposto aos preços.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação