Economia

Diretor-geral do FMI adverte contra uso de "arma cambial"

Agência France-Presse
postado em 05/10/2010 20:48
Washington - O diretor-geral do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, advertiu nesta terça-feira (5/10) para os riscos de se usar a taxa de câmbio "como uma arma" diante da crise econômica.

Em entrevista ao Financial Times, Strauss-Kahn estimou que "há claramente uma ideia que começa a circular de que as moedas podem ser utilizadas como uma arma política".

"Observamos informações que indicam que alguns países emergentes cujas economias experimentam grandes entradas de capitais avaliam que talvez seja o momento de usar sua moeda para ganhar mais, particularmente no âmbito comercial", disse o diretor-geral do FMI, sem citar nomes.

"Não penso que seja uma boa solução (...) Traduzida em atos, uma ideia como esta representaria um risco muito grave para a reativação mundial". "Qualquer enfoque deste tipo teria repercussões a longo prazo negativas e muito nocivas", advertiu Strauss-Kahn.

O diretor do FMI iniciará nesta quinta-feira a Assembleia Anual da instituição, em Washington, onde os 187 Estados membros discutirão, entre outros temas, as taxas de câmbio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação