Economia

Shoppings vão contratar 30 mil temporários para atender demanda

Comércio se ajusta para o aumento esperado na demanda do Dia das Crianças e do Natal e antecipa a contratação dos funcionários provisórios. Nos centros comerciais do DF, devem ser cerca de 500

postado em 08/10/2010 08:00


Ana Carolina conseguiu uma chance numa loja de brinquedos: A pouco mais de dois meses para o Natal, as contratações de temporários para as vendas de fim de ano estão a todo vapor no país. Só nos shoppings ; segmento que mais emprega nesta época ; cerca de 30 mil vagas desse tipo estão abertas. Desse total, em torno de 500 ficam no Distrito Federal. A movimentação é liderada pelas empresas que anteciparam a seleção para suprir o aquecimento do Dia das Crianças. As funções mais procuradas são balconista, caixa, empacotador, fiscal de loja, repositor, estoquista, além do tradicional Papai Noel.

A vendedora Ana Carolina de Oliveira, 24 anos, moradora de Valparaíso (GO), conquistou uma dessas posições no dia 20 em uma loja de brinquedos de um shopping no Sudoeste. Ela pretende se empenhar para ser efetivada. ;É o segundo ano em que trabalho como temporária na mesma loja. Desta vez, quero ficar em definitivo;, diz.

Ana reforçará a equipe da loja para as vendas do Dia das Crianças e também do Natal e pretende usar a renda extra para financiar o preparatório para concursos onde estuda nos horários fora do expediente. Estimativa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) é de que, até dezembro, 130 mil temporários serão escolhidos pelos shoppings. Já a Confederação Nacional do Comércio (CNC) calcula 118 mil vagas para o setor até o fim do ano.

Formação
Procurados pelo Correio, quatro shoppings brasilienses informaram ter aberto, juntos, cerca de 500 vagas. Outros três centros comerciais alegaram ainda não ter um levantamento pronto. Só no Taguatinga Shopping, a expectativa é de geração de 250 postos temporários até o fim de dezembro. Já no Conjunto Nacional, uma pesquisa preliminar apontou 200 neste momento.

Segundo recrutadores, quanto melhor a formação do candidato, mais facilmente ele será contratado. A Alshop calcula que a remuneração média para os temporários oscilará entre R$ 700 e R$ 2 mil, conforme a função e o volume de vendas da loja. Tradicionalmente, cerca de 20% deles são efetivados para ocupar lugar em lojas prestes a ser inauguradas, ou mesmo em substituição a funcionários que apresentam desempenho insatisfatório.

O presidente da Seccional no DF da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-DF), Hélio Vasconcelos, orienta que, para ser efetivado, não basta apresentar bons resultados. ;Pesa um conjunto de fatores que vão além da habilidade para exercer a função. O funcionário precisa, por exemplo, ser capaz de trabalhar em equipe, obedecer às normas da empresa e contribuir para um clima de harmonia no ambiente de trabalho;, afirma.

Como se dar bem
; Procure se vestir de forma parecida aos funcionários da empresa

; Pergunte sobre a vaga a ser ocupada demonstrando interesse

; Responda as perguntas de forma sucinta sem desviar o olhar

; Evite trazer questões familiares para o ambiente de trabalho

; Agradeça pela oportunidade por e-mail ou por telefone no dia seguinte

Fonte: ABRH-DF

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação