Economia

Mantega vai propor volta de políticas fiscais para resolver guerra cambial

postado em 09/10/2010 12:35
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, leva neste sábado (9/10) à reunião do Comitê Monetário Financeiro Internacional, em Washington, a proposta de retomada das políticas fiscais nas economias avançadas, como forma de resolver a "guerra cambial" entre os países. Ele disse no final da noite desta sexta (8/10), em entrevista coletiva, que o G20 (grupo das principais economias mais avançadas e em desenvolvimento) precisa recolocar na agenda a questão da recuperação das economias avançadas a partir de seus próprios mercados.

Segundo Mantega, as políticas monetárias expansivas adotadas por muitos países avançados são uma política do ;salve-se quem puder", pois aplicam uma estratégia de recuperação usando mercados externos em vez da demanda doméstica. As informações são da BBC Brasil.

"É uma estratégia de recuperação para ocupar os mercados dos países dinâmicos, os países emergentes que têm mercados", afirmou o ministro. O Comitê Monetário Financeiro Internacional tem o papel de assessorar o conselho de governadores do Fundo Monetário Internacional (FMI) e recomendar a adoção de políticas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação