Economia

Dois americanos e um britânico vencem o Nobel de Economia

Agência France-Presse
postado em 11/10/2010 09:30
Os americanos Peter Diamond e Dale Mortensen e o britânico-cipriota Christopher Pissarides foram anunciados nesta segunda-feira como os vencedores do prêmio Nobel de Economia de 2010 pelo desenvolvimento de um método de análise dos mercados.

"Por quê há tantas pessoas sem trabalho se no mesmo momento há numerosas ofertas de emprego? Como a política econômica influencia o desemprego? Os premiados deste ano desenvolveram uma teoria que pode ser utilizada para responder estas questões", explica o Comitê Nobel em um comunicado. Eles foram escolhidos em função do método de análise que desenvolveram para explicar como as políticas de estado e normas regulatórias influenciam o desemprego, a geração de novas vagas de trabalho e a massa de salários.

O trio de professores vai receber o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (R$ 2,52 milhões) no dia 10 de dezembro, aniversário de morte do químico Alfred Nobel, inventor da dinamite. Será na mesma solenidade de premiação para as cinco láureas instituídas pelo seu criador: física, química, literatura, medicina e o Nobel da Paz.

O Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, conhecido como Nobel de Economia, foi criado pelo Banco Central sueco, que paga o prêmio em dinheiro, enquanto as coroas para os demais prêmios ficam sob a responsabilidade da Fundação Alfred Nobel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação