Agência France-Presse
postado em 12/10/2010 17:31
Os preços do petróleo voltaram a cair nesta terça-feira em Londres e Nova York, apesar de uma nova desvalorização do dólar no fim da sessão, depois da divulgação das atas da reunião do Fed.Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em novembro encerrou a 81,67 dólares, menos 54 centavos em relação a segunda-feira.
Na Intercontinental Exchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento perdeu 22 centavos, a 83,50 dólares.
A queda do WTI foi em parte contida na última meia hora de pregão, depois da publicação das atas da última reunião de política monetária do Federal Reserve, "marcada pela discussão de medidas de reativação e por um enfraquecimento do dólar, que havia se mostrado mais vigoroso durante a maior parte do dia", estimou Tom Bentz, do BNP Paribas.
O documento do Fed revelou que seus dirigentes se preparam desde o fim de setembro para aplicar "logo" medidas medidas adicionais de reativação econômica, embora ainda não tenham chegado a um consenso.
Desde que o Fed deixou a porta aberta para a adoção de eventuais medidas de flexibilização quantitativa em sus última reunião, sinônimo da criação de liquidez para ser injetada na economia, os investidores se afastaram do dólar e se refugiaram em ativos mais tangíveis, como as matérias-primas.