postado em 13/10/2010 16:45
O primeiro leilão de compra de equipamentos para o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) foi adiado para o dia 25 de outubro. Inicialmente, a licitação estava marcada para o dia 20, mas a Telebras fez alterações no edital, como nas especificações de qualificação técnica, para ampliar o leque de fornecedores aptos a participar da disputa.Como a lei que regula as concorrências públicas determina um prazo de oito dias úteis entre a publicação do edital e o leilão, a data teve que ser alterada.
O leilão vai contratar a estrutura necessária para abrigar os 241 pontos de presença (POPs) que farão parte do PNBL. Os pontos de presença são as estações que abrigam a infraestrutura e os equipamentos para o funcionamento das fibras ópticas. Segundo o edital, serão adquiridos contêineres, gabinetes e equipamentos necessários para o funcionamento e a proteção das instalações. O edital também prevê operação inicial, treinamento, garantia e assistência técnica.
O edital da licitação foi republicado na segunda-feira (11) e já está disponível no do governo federal.
O Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) pretende levar internet de alta velocidade e baixo custo a 4.283 municípios brasileiros até 2014. A Telebras vai vender a banda larga no atacado para provedores e operadoras, que ficarão responsáveis pelo acesso dos usuários finais.