São Paulo - As vendas do Dia da Criança este ano cresceram 12% em todo o país em comparação com 2009, segundo levantamento da consultoria Serasa Experian com lojas de varejo, entre os dias 5 e 11 de outubro. Também foi maior o movimento das lojas no fim de semana que antecedeu a data, um aumento de 8,5% em relação ao ano passado.
Na cidade de São Paulo, o aumento das vendas na semana que antecedeu o Dia da Criança foi de 7,5%. Só no fim de semana anterior, o crescimento foi de 11,9%.
O volume de vendas superou as expectativas dos próprios comerciantes, de acordo com o assessor econômico da Serasa Carlos Henrique Almeida. Estudo feito anteriormente pela consultoria apontava que os varejistas esperavam um crescimento de cerca de 10%.
O principal fator que contribuiu para o aquecimento das vendas foi, segundo Almeida, o aumento do número de empregos com carteira assinada. ;O emprego formal continua crescendo, o que faz com que mais brasileiros recebam décimo-terceiro [salário] este ano;, explicou.
A garantia do salário extra no fim do ano possibilitou, de acordo com o economista, que mais consumidores pudessem aproveitar promoções de prazo estendido oferecidas para alavancar as vendas do Dia da Criança. ;O prazo mais longo tem compensado esses juros mais altos;.
O resultado favorável indica, para o assessor, que as vendas de Natal também devem ter crescimento significativo em relação ao ano passado. ;O Dia da Criança é um termômetro para o fim de ano;.