Agência France-Presse
postado em 15/10/2010 16:12
Washington - O departamento do Tesouro americano anunciou nesta sexta-feira (15/10) que adiará a publicação de um polêmico informe sobre a política cambial da China até depois da reunião do Grupo dos 20 países desenvolvidos e emergentes, que se realizará na Coreia do Sul, em meados de novembro.Já o Congresso americano prepara atualmente um projeto de lei com sanções à China, caso o país seja acusado oficialmente de manipular a divisa, mantendo-a desvalorizada para favorecer as exportações.
A administração do presidente Barack Obama, no entanto, mostra prudência. O secretário do Tesouro, Timothy Geithner, reiterou nessa terça-feira a confiança em que a China permita uma valorização progressiva da moeda.
O Tesouro deveria entregar ao Congresso, hoje, o informe semestral sobre as taxas de câmbio, com dados sobre a manipulação da moeda por parceiros comerciais de Washington.
A publicação do documento no prazo fixado, ainda era incerta na quinta-feira. Segundo analistas, o Tesouro pode ter adiado a apresentação do relatório, como o fez em abril, para não causar indisposições com Pequim, que ultimamente vem se mostrando susceptível ao assunto.