Agência France-Presse
postado em 16/10/2010 15:58
HAVANA - Cuba anunciou, este sábado (16/10), ter perdido em 2009 1,1 bilhão de dólares em sua indústria turística, devido ao embargo que os Estados Unidos impõem há meio século e à proibição de viagens de americanos à ilha, segundo uma autoridade oficial.A diretora de Relações Internacionais do Ministério do Turismo (MINTUR), Carmen Casals, afirmou que, deste montante, 1,03 bilhão de dólares correspondeu à restrição de viagens, pois estima-se que no ano passado 1,5 milhão de americanos teria visitado a ilha comunista se não houvesse proibição.
A funcionária, citada pelo jornal oficial Granma, disse que a cifra foi calculada com base na estimativa de que 15% dos 13 milhões de turistas americanos que visitam o Caribe viajariam a Cuba.
Os americanos são proibidos por lei a visitar a ilha há quase meio século, com exceção de um curto período sob a presidência de Jimmy Carter, no final dos anos 1970. Acadêmicos, cientistas, artistas, atores e religiosos podem fazê-lo com uma licença especial.
A votação, no Comitê de Relações Exteriores da Câmara de Representantes, de uma lei que permitiria as viagens de americanos a Cuba foi adiada indefinidamente em setembro pelos legisladores dos EUA.