postado em 20/10/2010 15:25
Brasília - O Banco Central autorizou a contratação de financiamento pelas empresas estatais de energia elétrica até o valor de R$ 800 milhões. A autorização foi definida nessa terça-feira, em reunião extraordinária do Conselho Monetário Nacional. A resolução foi publicada nesta quarta-feira (20/10) no Diário Oficial da União.De acordo com o assessor econômico da Secretaria do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, a medida foi adotada para permitir o saneamento econômico-financeiro das empresas. Só poderão contratar novos empréstimos as empresas de energia cujos governos (União, estado ou município) tenham um programa de saneamento dessas estatais nos bancos.
Bittencourt explicou que as operações relativas a recursos descontingenciados deverão estar incluídas no Programa de Ajuste Fiscal (PAF), que permitiu aos estados renegociarem as dívidas com a União. ;Se a estatal tiver um projeto de saneamento, ele tem que estar incluído no PAF.;
Ele informou também que a decisão surgiu da demanda de alguns estados dentro no programa. Uma das empresas que devem se beneficiar é a Companhia Energética de Goiás (Celg). Na semana passada, o governo do estado assinou o contrato para o empréstimo de R$ 3,7 bilhões na Caixa Econômica Federal.