Economia

Com estilo marcante, picape da Pegeout agrada pelo bom desempenho

Também impressiona pelas suspensões bem calibradas e pela ampla caçamba. Mas só é fabricada com cabine simples

postado em 21/10/2010 08:00
; Enio Greco

Bom acabamento e detalhes imitando alumínioO segmento de picapes compactas é praticamente uma exclusividade do mercado brasileiro e por aqui vem sendo disputado com afinco pelas montadoras. Para abocanhar uma fatia do bolo, a Peugeot tem a Hoggar, derivada do hatch 207, que é comercializada em três versões. A topo de linha é a Escapade 1.6 16V, com estilo que mescla aventura e esportividade, enfatizado pela frente agressiva. O modelo está mais para o lazer do que para o trabalho ; apesar da ampla caçamba ; e se destaca pelo bom desempenho proporcionado pelo conjunto mecânico. As suspensões garantem equilíbrio nas curvas, sem sacrificar o conforto. Mas a Peugeot perde para a concorrência por oferecer apenas a cabine simples, quesito que pode pesar na decisão de quem compra.

Se beleza é fundamental, a Peugeot Hoggar Escapade tem tudo para agradar. O modelo tem a mesma frente do hatch 207, com faróis espichados de duplo refletor e fundo preto. A frente em cunha tem uma pequena grade praticamente encoberta pelo leão cromado, símbolo da marca. No para-choque, uma moldura de plástico imita o quebra-mato em tons prateado e preto, no mais puro estilo aventureiro. Contornando as caixas de rodas, molduras pretas, que formam conjunto com os frisos laterais, finalizadas com os apoios de pé para acesso à caçamba. A traseira é marcada por grandes lanternas que invadem as laterais.

Os estribos laterais cromados têm detalhes de plástico para não deixar escorregar e no teto o rack com barras serve de suporte para o transporte de objetos longos. A caçamba é espaçosa e com boa capacidade de carga, levando facilmente uma moto. Tem seis pontos externos e quatro internos para amarração de objetos. Vem equipada de série com capota marítima, proteção de plástico no assoalho e tampa removível com chave. O estepe fica sob a caçamba e a operação de troca não é das mais fáceis e limpa. O vidro traseiro da cabine tem janela corrediça e duas barras de proteção, para impedir possível invasão de carga solta.

Com a mesma frente do hatch 207, o visual da picape inclui faróis de duplo refletor e fundo pretoO interior da picape Escapade segue os mesmo padrão das outras versões, com plástico de boa aparência e detalhes imitando alumínio. O painel tem no centro um visor digital com calendário, relógio e termômetro. Os instrumentos com fundo branco e iluminação alaranjada são de fácil visualização. Porém, a Peugeot peca em um detalhe: o velocímetro destaca os números ímpares e os limites de velocidade no Brasil são na sua maioria pares (40, 60, 80, 120km/h). O volante tem aro mais fino, mas conta com ajuste de altura. Os comandos do painel estão bem localizados e os dos vidros no console central, em posição questionável. Os bancos são revestidos com tecido de boa qualidade.

RESUMO

Notas (0 a 10)
Desempenho - 8
Espaço interno - 7
Caçamba - 9
Suspensão/direção - 8
Conforto/ergonomia - 8
Itens de série/opcionais - 7
Segurança - 7
Estilo - 9
Consumo - 8
Tecnologia - 7
Acabamento - 8

Quanto custa?
Versão Escapade, entre
R$ 43.500
e R$ 46.100
(com opcionais)

FICHA

MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina/etanol, 1.587cm; de cilindrada, que desenvolve 110cv (g)/113cv (e) de potência a 5.600rpm e torque máximo de 14,2kgfm (g)/ 15,5kgfm (e) a 4 mil rpm

TRANSMISSÃO

Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas

DIREÇÃO

Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

FREIOS

Discos ventilados dianteiros e tambores traseiros

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS

Dianteira, independente, pseudo McPherson; traseira, independente, barras de torção transversais e barra estabilizadora/roda de aço/5,5 x 15 polegadas/185/65 R15

CAPACIDADES

Tanque, 52 litros; carga útil (passageiros e bagagem), 650kg; peso, 1.216kg

DIMENSÕES

4,52m de comprimento x 1,66m de largura x 1,52m de altura x 2,74m entre-eixos

VELOCIDADE MÁXIMA

179km/h

ACELERAÇÃO DE 0 a 100km/h

11,9s

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EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE

Conforto/conveniência ; Limpador do para-brisa com temporizador e vinculado à velocidade do veículo, retrovisor interno dia e noite, retrovisores elétricos, ar-condicionado, avisos sonoros de esquecimento da chave no contato, das luzes acesas e de tanque de combustível na reserva; banco do motorista com regulagem de altura; bolsa atrás do banco do passageiro; chave com duplo telecomando e localizador do veículo; coluna de direção com regulagem de altura; degraus laterais; direção hidráulica; ganchos para amarração de carga na caçamba; janela traseira corrediça; para-sol com espelho de cortesia; relógio e calendário digital no painel; tela multifunções no painel central; travas e vidros elétricos; travamento automático das portas em velocidade.

Aparência ; Barras no teto para bagageiro com dupla posição, faróis com lentes lisas e máscara negra, frisos laterais, grade frontal com aplique off-road, maçanetas internas e painel com detalhes de alumínio, pedaleira de alumínio, para-choque dianteiro pintado na cor da carroceria, rodas de liga leve aro 15 polegadas, pneus de uso misto, vidros verdes, proteções plásticas laterais e dianteiras na cor preta e volante de três raios em espuma.

Segurança ; Apoios de cabeça com regulagem de altura, terceira luz de freio (brake light), chave de ignição codificada, cintos de segurança de três pontos retráteis e com bloqueio de folga, faróis de neblina, grade protetora do vidro traseiro, lanterna traseira de neblina, tampas do tanque de combustível e da caçamba com travamento à chave, indicador de portas abertas.

OPCIONAIS

Duplo airbag frontal e pintura metálica.

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AVALIAÇÃO TÉCNICA

Altura do solo

Tem chapa em aço vazada para toda zona inferior do motopropulsor. Não ocorreram interferências significativas com o solo, apenas raspa levemente a chapa de proteção inferior ao trafegar sobre estrada de terra com algumas imperfeições.

Freios

Estão muito bem dimensionados e calibrados, e mesmo sem ABS, apresentaram ótimo comportamento dinâmico. O pedal de freio tem excelente relação e sensibilidade. Em frenagem de emergência sobre piso de baixo atrito manteve a trajetória imposta, e numa condução esportiva permite frear forte na entrada de curvas com reações balanceadas nos dois eixos, sem afundamento exagerado do eixo dianteiro. O freio de estacionamento atuou com precisão.

Câmbio

As relações de marchas/diferencial estão bem definidas, proporcionando uma dinâmica muito boa, tanto na cidade quanto em rodovias. A qualidade de engate é boa em precisão, maciez e curso da alavanca. A 110km/h, em 5; marcha, o motor gira a 3.200rpm em rodovia. E a 60km/h, em 3; marcha, no uso urbano, a rotação indicada no quadro de instrumentos é de 2.800rpm. Em 5; marcha a 4 mil rpm, o velocímetro registra 132km/h.

Motor

A sua curva é muito superior em relação ao motor 1.4, que já satisfaz bem. O ganho em torque e potência é muito significativo. A performance é muito boa para a cilindrada e massa do veículo. Proporciona uma dirigibilidade segura e ágil no uso misto. O sistema flex atuou bem. As retomadas de velocidade e aceleração, mesmo com ar-condicionado ligado, satisfazem bem. Mesmo com torque máximo em alta rotação, a condução é eficiente no uso urbano, principalmente com etanol, situação em que tem ganho considerável no rendimento com mais 1,3kgfm de torque.

Nível interno de ruídos

O habitáculo não é silencioso quando se trafega sobre pisos irregulares. O efeito aerodinâmico é aceitável, favorecido por ter duas portas.

Suspensão

Em uma condução bem esportiva, é um veículo neutro e rápido em curvas. A estabilidade agrada bem pela velocidade que se consegue contornar com precisão curvas de raios variados, quando sobre piso de asfalto seco e terra batida, além de inclinação moderada da carroceria. A engenharia da Peugeot homologou em 38 libras a pressão dos pneus com apenas o condutor. O conforto de marcha, que é razoável, seria melhor com a pressão mais baixa nos pneus nos eixos dianteiro e traseiro.

Direção

A coluna de direção tem ajuste em altura, com curso razoável. As cargas do sistema assistido hidraulicamente estão bem elaboradas para o uso misto. A velocidade do efeito/retorno satisfaz, mas o diâmetro de giro é limitado em manobras apertadas. Apresentou boa precisão na reta e em curvas (asfalto seco e terra batida), com reações uniformes e seguras. Os pneus de uso misto apresentaram bom comportamento dinâmico.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

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