postado em 26/10/2010 18:36
Brasília ; Cresce o número de grandes empresas brasileiras que investem em inovação tecnológica para aumentar a competitividade no mercado interno, de acordo com a pesquisa Sondagem de Inovação, divulgada nesta terça-feira (26/10) pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.A segunda edição do levantamento trimestral constatou que 71,5% das 1.650 grandes empresas industriais ; com mais de 500 empregados ; inovaram no lançamento de produtos ou no processo de fabricação no trimestre de abril a junho. Percentual semelhante aos 71,4% registrados no trimestre anterior.
A pesquisa também apontou que 27% do universo analisado ampliaram os investimentos próprios em pesquisa e desenvolvimento e 47% mantiveram o mesmo nível do trimestre anterior. Na avaliação do presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri, ;são números excelentes, que indicam a consciência do empresariado sobre a necessidade de inovar para garantir presença no mercado;.
A Sondagem de Inovação detectou que entre as duas pesquisas houve crescimento de 52,4% para 57% no melhoramento de produtos já existentes no mercado, enquanto 18,1% lançaram produtos ainda não existentes no Brasil. Não houve alteração percentual na comparação trimestral, mas a ABDI considera o percentual satisfatório.
As inovações de processo de produção dentro da própria empresa caíram de 48,6% para 45,1% na comparação trimestral, mas, conforme observou Maria Luisa Campos Machado Leal, diretora da ABDI, responsável pela pesquisa, ;nem toda inovação de produto necessita de uma inovação de processo, assim como nem toda inovação de processo é realizada para produzir um novo produto;. Ela reconhece, porém, que quem investe nos dois processos contribui mais para a inovação.
Segundo Maria Luisa, é importante observar que as grandes empresas orientam a inovação para outros setores, e sinalizam que investem para se tornar mais competitivas, tanto no mercado doméstico quanto no exterior. Razão pela qual, no seu entender, a Sondagem de Inovação será fundamental para auxiliar as ações de promoção do desenvolvimento industrial brasileiro também nas empresas de menor porte.