A companhia aérea TAM colocou no ar ontem o primeiro avião com sistema tecnológico que permite o uso de aparelhos celulares e navegação na internet durante os voos. Até o início de 2012, pelo menos quatro aeronaves da empresa devem oferecer o serviço em caráter experimental. Atualmente, apenas um Airbus A321, com 220 assentos, está habilitado a receber sinais dos satélites. Ele opera rotas entre Guarulhos, Recife, Natal, Fortaleza e Porto Alegre.
No primeiro voo, de Guarulhos para Porto Alegre, a TAM estima que cerca de 20 pessoas utilizaram o serviço. A novidade faz parte de uma parceria firmada entre a companhia e a OnAir, que fornece um sistema para uso de celulares em aeronaves utilizado em mais de 135 mil voos para 356 cidades no mundo. Durante o período de testes, até oito passageiros poderão usar os celulares para ligações ao mesmo tempo. Para acesso à internet e envio de mensagens de texto, não haverá qualquer limitação.
Apesar de as rotas serem domésticas, os aparelhos só captarão sinal a 4 mil metros de altura, já considerada área de roaming internacional. Por isso, é importante checar o valor do serviço, que varia de acordo com a operadora. Na TIM, os clientes pagam R$ 7 pelo minuto da ligação realizada e R$ 6 pela recebida. O custo por mensagem de texto enviada é de R$ 1,50 e o recebimento, gratuito. Para cada megabyte transferido, o passageiro desembolsará R$ 33 na operadora. A Claro também antecipou os valores, que são de US$ 5,50 por minuto (chamada originada), US$ 3,50 para a recebida, US$ 1,25 por SMS enviado e R$ 49,90 por megabyte transferido.
A Oi também divulgou suas tarifas. Durante os voos, o recebimento de SMS será oferecido gratuitamente aos clientes da operadora. Para cada chamada realizada será cobrado R$ 6,90 por minuto. As chamadas recebidas custarão R$ 4,60 por minuto e o SMS enviado terá a tarifa de R$ 1,92 por mensagem. Os valores correspondentes às ligações executadas durante os voos não estão contemplados como parte do plano contratado pelo cliente, sendo cobrados à parte.
A TAM garantiu que o sistema oferece total segurança aos passageiros, pois impede que o sinal dos celulares cause interferência indevida nos comandos da aeronave e na rede de antenas de celular em terra. Ainda assim, durante decolagens e pousos, os aparelhos devem se manter desligados. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) supervisionou os testes. Até o momento, o órgão regulador não recebeu outros pedidos de certificação para liberar sistemas parecidos para outras empresas.