Economia

Petróleo cai em Nova York apesar de aceleração nos EUA

Agência France-Presse
postado em 29/10/2010 17:34

NOVA YORK - Os preços do petróleo caíram nesta sexta-feira (29/10) em Nova York, apesar da aceleração do crescimento nos Estados Unidos no terceiro trimestre. No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate para entrega em dezembro fechou a 81,43 dólares, em queda de 75 centavos sobre quinta-feira. "Há uma leve decepção sobre o crescimento americano", disse Adam Sieminski, do Deutsche Bank. "Além disso, muitas coisas vão ocorrer na próxima semana (...) e podem haver muitas surpresas. Ninguém quer estar posicionado na alta diante de tantos eventos de risco".

Na próxima semana serão realizadas eleições legislativas nos Estados Unidos, na terça, e uma decisão sobre política monetária, na quarta-feira, provavelmente com o anúncio de injeção de liquidez nos mercados de crédito para manter a atividade econômica. Os indicadores também serão numerosos, incluindo os números mensais sobre emprego no país.

Segundo uma primeira estimativa publicada nesta sexta-feira, o Produto Interno Bruto dos Estados Unidos aumentou nos três meses do verão boreal (2%) em relação ao segundo trimestre. A alta é superior a do trimestre anterior ( 1,7%) e bate com as previsões dos economistas, mas é inferior ao potencial de crescimento do país, e não invalida as expectativas de medidas monetárias, que mantiveram os preços das matérias primas desde meados de setembro.

Isto não foi suficiente hoje para elevar os preços. "O mercado petroleiro é menos sensível a isto devido ao aumento da oferta", explicou Phil Flynn, da PFG Best Research.

As últimas estatísticas do departamento de Energia mostram que os estoques de petróleo do país subiram na semana passada a seus níveis mais altos em 20 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação