Agência France-Presse
postado em 29/10/2010 19:25
NOVA YORK - A bolsa de Nova York fechou quase inalterada esta sexta-feira (29), após uma leve aceleração do crescimento nos Estados Unidos no terceiro trimestre, já concentrada nos eventos da próxima semana: as eleições legislativas de terça-feira e a reunião do Federal Reserve (Banco Central americano).O Dow Jones alcançou 0,04% e o Nasdaq quase nem se moveu. Segundo números definitivos do fechamento, o Dow Jones Industrial Average aumentou 4,54 pontos a 11.118,49 unidades, e o Nasdaq não passou de 0,04 ponto, situando-se a 2.507,41 unidades.
O índice ampliado Standard & Poor;s 500, por sua vez, subiu 0,04% (0,52 ponto), com 1.183,26 pontos. "É um mercado que não prestou atenção aos resultados das empresas, nem aos dados econômicos, mas que, de fato, aguarda as eleições e a reunião do Federal Reserve", disse Peter Cardillo, da Avalon Partners.
As três sessões prévias deram lugar a frágeis ajustes sobre os índices, enquanto os investidores se preparam para uma semana carregada. Além dos dois acontecimentos já citados, também são aguardados os números mensais sobre o emprego.
O Produto Interno Bruto nos Estados Unidos cresceu 2% no terceiro trimestre, com relação ao trimestre anterior, número que não surpreendeu os analistas, uma cifra levemente superior ao da primavera boreal ( 1,7%). "É uma boa notícia, mas nada que possa fazer com que a Fed modifique sua decisão de tomar, na semana que vem, novas medidas de flexibilização", disse Cardillo.
Os investidores, convencidos de que o banco central americano vai intervir novamente nos mercados, aguardam para ver a forma e a amplitude desta intervenção.
Apesar do "esfriamento após o bom avanço observado no começo de setembro", como observou Andrew Fitzpatrick, do Hinsdale Securities, o índice Dow Jones registrou alta de 11% nos últimos dois meses.
No mercado de obrigações, o rendimento do bônus do Tesouro com dez anos de prazo encolheu 2,612% contra 2,661% na quinta-feira, e o do bônus com 30 anos, 4,000% contra 4,054% na véspera.