postado em 04/11/2010 20:45
Brasília - A definição sobre o pregão eletrônico para a contratação de equipamentos para o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) foi adiada novamente para esta sexta-feira. O leilão iniciou na última sexta-feira, mas já foi adiado duas vezes. A empresa Padtec, que nessa quarta-feira apresentou um lance de R$ 68,990 milhões, reduziua proposta para R$ 63,099 milhões nesta quinta-feira (4/11).A Padtec não foi a empresa que apresentou a melhor oferta, mas ela foi classificada em primeiro lugar no leilão porque era a única brasileira na disputa. O leilão da Telebras atende as regras da Medida Provisória 495, de 2010, que dá preferência às empresas que fabricam no país.
A Telebras ainda terá que analisar documentos de habilitação e as novas planilhas de custos da empresa, antes de anunciar o resultado final do leilão. Com sede em Campinas (SP), a Padtec é uma empresa voltada ao desenvolvimento, fabricação e comercialização de sistemas de comunicações ópticas.
O pregão eletrônico vai contratar os equipamentos Dense Wavelength Division Multiplexing (DWDM), que vão iluminar as fibras ópticas e permitir a transmissão de dados. Ainda este mês, também devem realizados os pregões para a aquisição de softwares e serviços e dos enlaces de rádios digitais que vão distribuir o sinal até a sede dos municípios contemplados pelo Plano Nacional de Banda Larga.