postado em 09/11/2010 14:45
Brasília - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou requerimento de convite ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.Os parlamentares querem que ele explique os empréstimos para viabilizar projetos de pequenas e médias empresas, à Petrobras, ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e, principalmente, fale sobre as operações que têm o aval do Tesouro Nacional, como o trem-bala.
O requerimento foi assinado pelo líder do DEM no Senado, Antonio Carlos Júnior (BA), e os petistas Eduardo Suplicy (SP) e Delcídio Amaral (MS). Suplicy sugeriu que Luciano Coutinho compareça o mais rápido possível e, de preferência, que a reunião seja agendada para uma terça-feira, quando são feitas as reuniões da CAE.
O presidente em exercício da CAE, Delcídio Amaral, por sua vez, considerou importante a presença de Coutinho para dar as explicações, especialmente no que se refere às operações de crédito com a Petrobras e o trem-bala.
Pouco antes, o senador Flecha Ribeiro (PSDB-PA) afirmou que esse dinheiro do BNDES para a construção do trem-bala representa R$ 20 bilhões que serão concedidos às empresas responsáveis pela obra. Nesse caso, o Tesouro Nacional assume até R$ 8 bilhões dessa dívida, caso as empresas não façam o pagamento.