Economia

Empresas de cartão de crédito se comprometem a melhorar atendimento

postado em 09/11/2010 17:28
Brasília ; Empresas de cartão de crédito se comprometeram nesta terça-feira (9/11) a corrigir os problemas que mais geram queixas de consumidores nos Procons de todo país.

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) entregou ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, um documento em que assume a responsabilidade pelas falhas e o compromisso de melhorar o atendimento ao consumidor.

Barreto disse que o compromisso assumido pelas empresas do setor é um passo importante para proteger os consumidores, principalmente os da classe C, que, segundo ele, já usam frequentemente cartões de crédito.

;A medida atende as expectativas do consumidor brasileiro, que já substituiu o cheque pelo cartão. Temos que informar esse consumidor de classe C para que ele saiba usar o cartão de crédito e não acabe se endividando, porque a inadimplência não beneficia ninguém;, afirmou o ministro.

As empresas de cartões de crédito, que foram proibidas de enviar novos cartões sem solicitação e autorização prévia dos consumidores, têm, a partir de agora, de informar os usuários sobre os riscos de fazer o pagamento mínimo da fatura.

No documento entregue ao ministro da Justiça, as empresas comprometeram-se ainda a entregar a cópia do contrato de adesão dos consumidores com explicações sobre as melhores formas de usar o cartão, a cobrança de juros e de taxas de anuidade.

O presidente da Abecs, Paulo Caffarelli, que participou da entrevista coletiva com o ministro Luiz Paulo Barreto, disse que o objetivo das empresas é melhorar os serviços para sair da lista de reclamações dos Procons. "Concentramos nossas ações para diminuir o número de reclamações contra as empresas de cartão de crédito e sair dessa lista de queixas para que nosso serviço tenha um salto de qualidade.;

Caffarelli também ressaltou que é preciso educar os consumidores sobre as melhores formas de usar o cartão para que não caiam na inadimplência. O aposentado Osmar de Oliveira é um dos muitos brasileiros endividados por causa do cartão de crédito. ;Na hora de comprar, é tudo uma maravilha, mas, quando a conta chega, é um susto.;

Osmar, de 48 anos, contou que ainda não conseguiu pagar a dívida de dois cartões de crédito. Segundo ele, é preciso muito cuidado porque as facilidades são muitas. ;Acabei me afundando no cartão porque fui às compras na empolgação.;

Já a funcionária pública Maria Pocceschi preferiu "abandonar" o cartão de crédito depois de acumular dívidas e só recorre a ele em último caso. ;O cartão é um perigo, porque os juros são muito altos e as contas viram uma bola de neve. Por isso, só uso em último caso.;

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