Economia

Lula chega a Seul e diz que não tem mais idade para brigar

postado em 11/11/2010 10:01
Seul ; Ao desembarcar hoje (11/11) em Seul, a capital sul-coreana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou que está com disposição de negociar e não de brigar. Bem-humorado, ele brincou que ;não tem mais idade para brigar; nas reuniões da Cúpula do G20 (que engloba as maiores economias do mundo).

;Vim negociar. Não tenho mais idade para brigar;, afirmou, ao ser perguntado se estava com disposição de brigar com os Estados Unidos e outros países que, por decisões unilaterais, provocam o acirramento da guerra cambial.

Lula foi recebido no hotel pela presidenta eleita, Dilma Rousseff, e pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Com agenda lotada, o presidente terá pouco tempo para descansar e adaptar-se ao fuso horário ; de 11 horas a mais em relação ao Brasil. Apesar disso, ele cumprimentou vários brasileiros que o aguardavam.

O estudante Fabio Schneider, de 9 anos, que disse querer ser presidente, conseguiu cumprimentar Lula e Dilma. Emocionado, o estudante pediu autógrafos aos dois e afirmou que vai se esforçar para realizar seu sonho. ;Quero ser presidente da República para melhorar o Brasil;, disse ele, que mora na Coreia com a família. O pai trabalha em uma multinacional.

Lula chega à Coreia para enfrentar uma série de discussões sobre as reações negativas à decisão do governo dos Estados Unidos de comprar US$ 600 bilhões em títulos do Tesouro, na tentativa de estimular a economia interna, e outras medidas adotadas por vários governos ; especialmente os asiáticos ; em meio à guerra cambial.

O presidente Lula e a presidenta eleita participarão de cinco reuniões plenárias, de um almoço e um jantar com líderes políticos mundiais, como os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, Nicolas Sarkozy, além da primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação