Economia

Queda na exportação de carne suína foi compensada com venda interna

postado em 11/11/2010 12:35
Brasília - O aumento do preço da carne suína no Brasil tem afetado as exportações que caíram 21,2% em outubro em relação ao mesmo mês do ano passado. Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, a queda nas exportações foi compensada pelo crescimento da demanda interna.

;O setor vive um bom momento, os preços estão bons, o produtor consegue fechar as contas com facilidade. O agricultor cresceu de uma forma geral. Apesar de o setor não crescer nas exportações, o mercado interno está muito ativo;, disse em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Camargo Neto explicou que um dos motivos para o brasileiro consumir mais carne suína é o preço da carne bovina, concorrente direto, estar cada vez mais alto. ;A queda na exportação não significa um prejuízo, o mercado interno está vendendo bastante. Nós poderíamos estar melhor, mas estamos bem, não podemos reclamar;, afirma.

;No exterior, nosso principal mercado importador é a Rússia, ainda somos dependentes desse comprador. A Coreia é a terceira maior importadora de carne suína e temos muito interesse em vender pra lá. O produtor brasileiro não está muito afoito para produzir demais para não acabar perdendo o produto, o que não significa que não estamos crescendo;, ressalta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação