Agência France-Presse
postado em 12/11/2010 10:55
O crescimento econômico da Eurozona desacelerou a 0,4% no terceiro trimestre do ano, depois de ter aumentado 1% no trimestre anterior, segundo uma primeira estimativa oficial publicada nesta sexta-feira.Os resultados coincidem com as previsões dos analistas, que prognosticavam uma forte desaceleração após uma recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) registrado no segundo trimestre.
Em relação ao terceiro trimestre de 2009, o PIB da Eurozona, formada por 16 países, cresceu 1,9%.
No período entre julho e setembro deste ano, o PIB da Alemanha, maior economia europeia, caiu 0,7%, depois de ter crescido 2,3% entre abril e junho, um recorde desde a reunificação alemã, há duas décadas, segundo dados revisados do escritório europeu de estatísticas Eurostat (a estimativa anterior era de uma alta de 2,2%).
O PIB da Espanha, país atormentado por sua dívida pública, registrou um crescimento nulo, e o da Grécia, que este ano se salvou da bancarrota graças a um plano de resgate da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), recuou 1,1%.
O PIB da UE, formada por 27 países (incluindo os 16 da Eurozona), cresceu 0,4% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior, e 2,1% se comparado ao mesmo período de 2009.