Agência France-Presse
postado em 12/11/2010 22:02
Nova York - A bolsa de Nova York fechou em baixa nesta sexta-feira (12/11), em um mercado inquieto diante de um possível ajuste monetário da China e pelo lançamento do programa de recompra de obrigações do Federal Reserve: o Dow Jones perdeu 0,80% e o Nasdaq, 1,46%.O Dow Jones Industrial Average caiu 90,52 pontos, a 11.192,58 unidades, e o Nasdaq, de forte componente tecnológico, perdeu 37,31 pontos, a 2.518,21.
O índice ampliado Standard & Poor;s 500 baixou, por sua vez, 1,18% (14,33 pontos), a 1.199,21 unidades.
Os índices tiveram uma variação negativa desde a abertura, quando o mercado se preocupava, tanto asiáticos quanto europeus, por um eventual ajuste da política monetária na China, após anunciar valores elevados de inflação.
Um rumor que poderia virar realidade durante um fim de semana, informou Marc Pado, da Cantor Fitzgerald.
"Isso afetou todos os mercados de matérias primas, e consequentemente um dos setores mais eficientes da bolsa" nos últimos tempos, observou o analista.
O setor da energia foi um dos mais atingidos em Wall Street, por medo de uma desaceleração da economia chinesa, motor da demanda.
Os valores bancários também sofreram com as preocupações em torno dos problemas das dívidas soberanas na Eurozona, principalmente na Irlanda.
Na segunda parte da sessão, a influência negativa veio de assuntos internos do mercado americano. O Federal Reserve lançou seu programa de recompra de bônus do Tesouro, mas isto não significou uma queda das taxas.
Pelo contrário, os rendimentos se mantiveram, tanto para os bônus com vencimento de dois meses, como o de 10 anos.