Economia

Alta do dólar impede recuperação do petróleo

Agência France-Presse
postado em 15/11/2010 19:20
Os preços do petróleo fecharam em leve baixa nesta segunda-feira em Nova York, em um mercado afetado pelo fortalecimento do dólar, mas em Londres o Brent ganhou alguns centavos.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate ("light sweet crude") para entrega em dezembro fechou a 84,86 dólares, em queda de 2 centavos em relação à sexta-feira, após se manter no azul durante a maior parte do pregão.

No IntercontinentalExchange de Londres, o barril do Brent do Mar do Norte com igual vencimento avançou 36 centavos, a 86,70 dólares.

"Provavelmente, o mercado reagiu aos movimentos no mercado cambial e às especulações de que a China elevará suas taxas de juros", observou Bart Melek, do BMO Capital Markets.

A tentativa de recuperação, após a queda dos preços do WTI de mais de 3% na sexta-feira, foi muito limitada pelo fortalecimento do dólar, que "tradicionalmente ajuda a impulsionar os mercados de matérias primas", disse Melek.

O dólar subia hoje com os temores sobre os problemas da dívida de países da zona euro, principalmente a Irlanda.

Os indicadores publicados hoje foram díspares. Em um primeiro momento, os preços do petróleo estiveram sustentados pela aceleração do crescimento japonês, durante as operações eletrônicas, e pelo forte aumento das vendas no varejo nos Estados Unidos (%2b1,2% em outubro), mas depois foram pressionados pela queda do índice de atividade industrial na região de Nova York (-11,1 em novembro contra %2b15,7 em outubro).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação