Economia

Governo chinês prepara novas medidas contra inflação

Agência France-Presse
postado em 17/11/2010 08:18
PEQUIM - O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, anunciou que o governo prepara um pacote de medidas para conter o aumento dos preços. No entanto, o comunicado não explica se os dispositivos envolvem uma elevação das taxas de juros, temida pelos mercados financeiros.

"A oferta, a demanda e os preços merecem grande atenção porque afetam os interesses fundamentais do povo", destacou Wen Jiabao de acordo com o comunicado divulgado na noite de terça-feira no site do governo.

"O Conselho de Assuntos do Estado (governo) está elaborando medidas para conter a alta excessiva dos preços", afirmou o premier.

O documento informa que o chefe de Governo fez as declarações na quinta-feira passada em Cantão, depois que o Escritório Nacional de Estatísticas anunciou uma inflação a 4,4% em ritmo anual em outubro, a alta mais expressiva desde setembro de 2008.

O governo admite que vai ser difícil cumprir a meta de uma inflação de 3% para o conjunto de 2010.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação