Economia

China promete controlar preços quando necessário

Agência France-Presse
postado em 17/11/2010 12:00
PEQUIM - A China afirmou nesta quarta-feira (17/11) que está preparada para intervir, caso seja necessário, para conter a subida dos preços.

O governo prometeu também aumentar o valor dos subsídios pagos a famílias pobres, e ordenou às autoridades locais que garantam seus estoques de produtos essenciais como vegetais, grãos e carvão, além de outras fontes de energia.

"Pequim tomará medidas intervencionistas temporárias quando necessário", afirma um comunicado divulgado após reunião do Conselho Estatal, presidida pelo primeiro-ministro Wen Jiabao.

A nota oficial diz ainda que a crescente inflação "aumentou o custo de vida para a população urbana e rural, principalmente entre grupos de baixa renda".

Em outubro, a inflação chinesa atingiu seu nível mais alto em dois anos, em meio a uma alta dos preços dos alimentos.

Na noite de terça-feira, o site do governo chinês citou o premier Wen Jiabao, que voltou a expressar preocupação sobre o assunto.

Dados divulgados na semana passada mostram que o índice de preços ao consumidor aumentou 4,4% na China (em ritmo anual) em outubro, bem acima da meta anual do governo, de 3%. Foi o maior salto do indicador desde setembro de 2008.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação