Economia

BC da Irlanda espera empréstimo de "dezenas de bilhões" da UE e do FMI

Agência France-Presse
postado em 18/11/2010 08:55
DUBLIN - O diretor do Banco Central irlandês, Patrick Honohan, afirmou nesta quinta-feira (18/11) que as negociações com a União Europeia (UE) e com o Fundo Monetário Internacional (FMI) podem levar a um empréstimo de "dezenas de bilhões" para seu país.

"As expectativas (da UE e do FMI), assim como as minhas, é de que um empréstimo seja colocado à disposição. É o que espero e não creio que seja algo preocupante", declarou Honohan à rádio pública RTE.

As declarações coincidem com a chegada de uma missão conjunta da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu (BCE) e do FMI a Dublin, para discutir as medidas necessárias para evitar o colapso do sistema bancário da Irlanda, país membro da Eurozona.

"Estas conversações são sérias e eles (UE e FMI) não enviariam uma equipe tão importante se pensassem que um empréstimo não fosse aceitável", acrescentou o diretor do BC. Perguntado acerca do provável valor do empréstimo, Honohan disse que seria "grande". "Estamos falando de um empréstimo importante de dezenas de bilhões" de euros, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação