Agência France-Presse
postado em 18/11/2010 13:59
NOVA YORK - A volta à Bolsa de Valores da General Motors, menos de um ano e meio depois da declaração de quebra, foi acolhida calorosamente nesta quinta-feira (18/11) em Nova York. A ação ganhava 6,82%, sendo negociada a 35,25 dólares agora à tarde.Segundo anúncio da montadora americana, "a oferta total será de 20,1 bilhões de dólares ou de 23,1 bilhões de dólares, se forem levadas em conta todas as opções de emissão", em referência à emissão de ações suplementares se a demanda for mais forte.
A nova GM, ressurgida de sua concordata em 2009, rompe assim o recorde americano para uma estreia em bolsa, estabelecido pela Visa em 2008 com 19,7 bilhões de dólares.
Segundo um funcionário americano, o Estado espera obter um ganho líquido de, ao menos, 11,7 bilhões de dólares com as ações cedidas para a volta da montadora à bolsa.
A operação deve "animar" os consumidores dos Estados Unidos, que se afastaram da marca GM devido a má imagem provocada pelo socorro com dinheiro público, acredita Robert Schultz, analista da Standard and Poor;s.