Economia

Sedã de luxo com tecnologia "verde", Fusion Hybrid chega por R$ 133.900

Sedã de luxo já está à venda no Brasil por R$ 133.900 e roda até 18,4 km/l. Mas a diferença para a versão de entrada é o preço de um New Fiesta

Enviado Especial
postado em 20/11/2010 18:16

O Fusion Hybrid, com o Estádio do Pacaembu e o Museu do Futebol ao fundo
São Paulo - A versão híbrida do Ford Fusion, que chega como integrante da linha 2011 do modelo, já está à venda nas concessionárias da Ford em todo o País. Lançado na sexta-feira (19/11), ele chega com preço de R$ 133.900. A Ford, que é a segunda montadora a lançar um modelo híbrido no Brasil - que uma tecnologia "verde", porque combina motor a gasolina e elétrico - também anunciou algumas novidades de conteúdo para as conhecidas versões 2.5 e 3.0 V6 do sedã médio-grande.

Os novos equipamentos acrescentados ao Fusion já a partir da versão SEL 2.5 são: sistema MyKey, com interação da chave reserva com o computador de bordo para controle de algumas funções do veículo; ajuste lombar elétrico com dez posições; e controle remoto com abertura global e de um toque dos vidros dianteiros. No carro 2.5 a gasolina os retrovisores externos têm miniespelho convexo, para redução de pontos cegos. Já no Fusion V6 e no Hybrid os retrovisores são dotados de um sistema de monitoramento eletrônico dos pontos cegos e de tráfego cruzado. Nestes há também a câmera de ré, que transmite imagens à tela de 8 polegadas do Sync Media System e um sensor de chuva.

Modelo consagrado nos Estados Unidos e líder de mercado aqui no Brasil, o Fusion Hybrid será vendido em uma única versão, por R$ 133.900, o que faz do sedã, por enquanto, a opção híbrida mais "em conta" no país. O outro híbrido vendido hoje no país é o Mercedes-Benz S400 Hybrid, vendido desde maio deste ano, custa US$ 253 mil, o que, pela faixa de preço, não é o torna um concorrente direto do Fusion.

Prata e preto, as cores mais vendidas do Fusion em todo o Brasil

Mas, apesar de ser um híbrido com preço mas em conta, vale lembrar que a versão ecológica custa R$ 48.740 a mais do que o modelo de entrada, oferecido por R$ 85.160, e é R$ 26.540 mais cara que a configuração V6, que traz motor mais potente a combustão e pacote de série próximo ao do Hybrid. De diferente da opção convencional há o motor e um gerador elétrico, uma bateria de níquel metal, localizada atrás do banco traseiro do carro (que toma 150 litros do porta-malas), uma nova transmissão automática continuamente variável, ar-condicionado elétrico, sistema de integração e airbag para joelho do motorista, num total de sete bolsas infláveis.

O painel do Fusion HybridO motor 2.5 da versão híbrida é irmão do que equipa o modelo somente a gasolina, mas menos potnte (são 158 cavalos ante os 173 cv do bloco convencional) e torque menor (18,04 kgfm, contra 22,9 kgfm). No entanto, no uso combinado com o propulsor elétrico, o carro pode atingir 193 cv de potência que, segundo a fabricante, permitem a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 9,1 segundos.

De acordo com a fabricante, o consumo de combustível do Hybrid é de 18,4 km/l na estrada e 16,4 km/l na cidade. O gasto é 9% inferior ao do Ford Ka 1.0 (19 km/l e 15 km/l) e até 52% menor do que o Fusion convencional, segundo os dados da fabricante. Além do motor elétrico, os números devem ser atribuídos à nova caixa CVT que comanda as trocas do motor elétrico e a combustão de forma eficaz e mais macia, quase imperceptível.

A logomarca do híbridoEsteticamente não houve nenhuma alteração estética no Fusion para 2011. Além das rodas exclusivas, apenas as plaquinhas com o nome da versão identificam o Fusion Hybrid. O pacote de equipamentos, que é comum para todas as versões traz seis airbags (sete no híbrido, que tem uma bolsa para proteger os joelhos do motorista), abertura das portas por teclas, acendimento automático dos faróis, controle eletrônico de estabilidade, ar-condicionado digital dual zone (apenas para quem vai à frente), direção elétrica, espelhos retrovisores elétricos, aquecidos e com luz de aproximação, piloto automático, câmera de ré, sistema de som Sony com 12 alto-falantes e sensor de pressão dos pneus. Toda a gama ganha quatro novas opções de cores: um prata, um vermelho e dois azuis. O teto solar acrescenta R$ 4 mil no preço do Fusion (é de série no Hybrid).

Já o painel e o sistema multimídia do Fusion Hybrid são exclusivos. Nele, o motorista pode escolher e acompanhar quatro complexidades de informação em tempo real, como a divisão de trabalho entre os motores elétrico e o a combustão.


Direção
Painel mostra motores em atividadeDirigir o Fusion Hybrid é uma experiência agradável, mas que dá um certo estranhamento no início. Apenas no início. O motor não faz ruído ao se girar a chave no contato, pois quem comanda a ignição é o propulsor elétrico, completamente silencioso. Para saber que o carro está pronto para partir, o motorista é avisado por meio de uma luzinha verde no painel do carro. O motor a combustão entra em ação obrigatoriamente em retomadas e nas velocidades acima de 75 km/h.

O que vai "incomodar" um pouco ao motorista é na hora de pisar no freio. A resistência inicial que o pedal oferece em seu curso deve-se a um truque tecnológico relacionado ao regenerador de energia - explicando a grosso modo, é o gerador elétrico que freia o Fusion Hybrid. Os discos não estão sendo pinçados, e a resistência do pedal é simulada para que o motorista experimente sensação próxima à de uma frenagem normal.

Sensor de ponto cegoA sensação de se dirigir o Fusion Hybrid é semelhante à de conduzir o carro equivalente com motor apenas a combustão. O carro manteve a suspensão e o padrão de acabamento e conforto das outras versões. A direção elétrica segue leve, mas precisa, e os 124 kg a mais em relação à versão SEL 2.5 não fazem grande diferença. Os longos 4,84 metros do sedã continuam não sendo fáceis de manobrar e encaixar em qualquer vaga. Mas, agora, pelo menos, manobra é facilitada por conta da camera de ré que vem no Hybrid.

Vale ressaltar a opção corajosa da Ford de trazer o Fusion Hybrid, que combina o motor elétrico e o de combustão - uma tecnologia mais viável do que um modelo puramente elétrico, que necessita passar horas plugado a uma tomada e que não tem a autonomia necessária para rodar no dia a dia. Mas, mesmo com a redução considerável no gasto com combustível, o Fusion Hybrid ainda pesa no bolso.

A câmera de réBasta comparar. Com a diferença para o modelo de entrada, por exemplo, pode-se também comprar um New Fiesta (que parte de R$ 49.900). A marca sabe que isso vai pesar na decisão de compra do consumidor e aposta suas fichas em pessoas que pagam qualquer preço por novas tecnologias e empresas que levantam a bandeira da sustentabilidade. Em Brasília, o Fusion Hybrid já tem um "dono": o presidente Lula já circula com uma unidade, cedida em comodato para a frota presidencial.


Os preços do Fusion

FUSION SEL 2.5 4-CILINDROS - $ 82.160 (com teto solar, R$ 86.160)

FUSION SEL 3.0 V6 AWD - $ 103.360 (com teto solar, R$ 107.360)

FUSION HYBRID - $ 133.900 (teto solar de série)

Sedã de luxo já está à venda no Brasil por R$ 133.900 e roda até 18,4 km/l. Mas a diferença para a versão de entrada é o preço de um New Fiesta

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