Agência France-Presse
postado em 22/11/2010 10:57
LONDRES - As principais Bolsas europeias abriram em alta moderada nesta segunda-feira (22/11), no primeiro dia útil após o anúncio do plano de ajuda financeira da União Euopeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) à Irlanda.Londres ganhava 0,76%, Frankfurt avançava 0,70% e Paris registrava alta de de 0,84%. O euro também registrava alta nesta segunda-feira nas negociações no mercado asiático, com uma cotação de 1,3756 dólar.
O governo de Portugal, considerado o próximo país de risco da zona euro depois da Irlanda, saudou na noite de domingo o plano de ajuda a Dublin. "O fato de a Irlanda dispor de um plano de ajuda significativo acalma os temores, reduz a incerteza e reforça a confiança dos mercados", afirmou o ministro português das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos. "É sem dúvida alguma um fato positivo para a estabilidade da zona euro", completou.
Apesar dos elogios, o ministro não fez qualquer menção à possibilidade de Portugal também solicitar uma ajuda externa para evitar um risco de falência.
O primeiro-ministro da Irlanda, Brian Cowen, confirmou no domingo que seu país solicitou ajuda financeira internacional de bilhões de euros. Também contou que o pedido foi aceito pelos ministros das Finanças da UE e do FMI.
O chefe de Governo irlandês não informou o valor exato da ajuda solicitada, mas anunciou que o atual percentual de tributação, de 12,5%, um dos menores do mundo, não será modificado.
O ministro belga das Finanças, Didier Reynders, cujo país detém a presidência rotativa da UE, confirmou pouco antes em Bruxelas um acordo europeu para apoiar a Irlanda e informou que a ajuda será de "menos de 100 bilhões de euros".