postado em 24/11/2010 15:59
A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou nesta quarta-feira (24/11) projeto de lei que obriga as empresas a adotar o atendimento pessoal aos consumidores, além dos serviços de atendimento eletrônico, os chamados call centers. A matéria ainda será submetida à análise da Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor. Como o Senado apresentou um projeto substitutivo ao que foi aprovado pela Câmara, a matéria, se aprovada, retorna à apreciação dos deputados.O relator do projeto, Sérgio Zambiasi (PTB-RS), ressaltou que, se o texto for aprovado, os usuários terão a possibilidade de rescindir os contratos por meio eletrônico, como mensagens por e-mail e fax. Segundo o senador, ;frequentemente; as empresas tratam o consumidor de forma ;desrespeitosa;, inclusive ao obrigar o interessado só possa realizar a rescisão de um contrato por meio de call centers.
Esse tipo de atendimento, ; muitas vezes o único meio disponibilizado para que o consumidor solicite o cancelamento do contrato ; tem deixado muito a desejar no que diz respeito a uma eficiente prestação de serviços, afirma o relator no parecer.
O parlamentar observou que não é raro os consumidores serem ;vencidos pelo cansaço; pelos serviços de Atendimento ao Cliente (SACs), por telefone.