Economia

Temendo baixa competição, ANTT fará leilão do trem-bala em abril

postado em 27/11/2010 08:00
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) adiou a data do leilão do trem-bala ; que ligará as cidades de Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas ; de 16 de dezembro para 29 de abril do ano que vem. Foi adiado também o prazo para o envio de propostas, de 29 de novembro para 11 de abril de 2011. A medida veio para atender ao pedido de empresas interessadas em participar do negócio. Com a prorrogação, pelo menos quatro grupos garantiram presença, o que pode ocorer de forma individual ou coligada, no leilão. Além delas, um consórcio formado por 22 companhias e liderado por sul-coreanos ; único que garantiu o envio das propostas dentro do prazo original ; também confirmou participação.

O diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, explicou que, apesar da mudança na data do leilão, todo o resto do cronograma está mantido, inclusive o prazo de início e o tempo de conclusão das obras, estimadas em R$ 33 bilhões. Figueiredo assegurou que o trem ficará pronto antes das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. ;A gente tem ciência de que essa decisão penaliza um consórcio que se esforçou, mas em nome de ampliar as oportunidades, de ter um processo competitivo e ter uma participação mais forte do mercado e das opções tecnológicas, o governo tomou essa decisão;, declarou. Figueiredo disse ainda que a escolha teve caráter político, já que, no entendimento dele, o prazo original era adequado.

Independentemente da data do leilão ser neste ano ou em 2011, o início das obras só poderá ocorrer após o licenciamento prévio ambiental, documento cuja previsão para estar pronto vai até o fim do ano que vem. Daí a razão para que todas as demais datas sejam mantidas. Em tom de resposta à recomendação do Ministério Público para suspender o leilão, o diretor da ANTT declarou que os investidores terão de arcar com todo o risco do investimento e que o governo não acrescentará ao contrato nenhuma medida que eventualmente venha a mitigar o ônus para o grupo vencedor.

Após o anúncio da ANTT, o Consórcio Coreano-Brasileiro para o Trem de Alta Velocidade divulgou, em nota assinada por Paulo Benites, presidente da Trends Engenharia e representante local do grupo, o sentimento de decepção com a atitude do governo de estender o prazo do leilão. ;Seguimos o cronograma previsto na licitação e chegamos ao prazo final com a proposta do consórcio pronta. Entendemos a pressão que o governo sofreu para estender o prazo, mas duvidamos que isso vá trazer algo a mais para o processo.;

Petrobras acha mais petróleo
; A Petrobras informou que os primeiros dados de um teste de longa duração no Amazonas confirmaram a descoberta de uma nova acumulação de óleo leve e gás natural no município de Tefé. O poço tem potencial de produção de 2.500 barris diários de um óleo de boa qualidade. Tefé fica a 630km de Manaus e a 32 da Província Petrolífera de Urucu. Em comunicado, a estatal informou que, considerado o tipo de bacia onde foi encontrada, a nova reserva apresentou um ;excelente resultado;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação