Economia

Especialistas ensinam a mudar hábitos que prejudicam prosperidade

Vera Batista
postado em 28/11/2010 09:09
Planejamento é crucial até nas compras para a ceia de Natal. Conversando com a família, é possível manter a mesa farta e economizarA chegada do fim do ano sugere muito mais que confraternização entre amigos. Os analistas do mercado financeiro preveem elevação dos juros ainda em 2010 e alta da inflação no próximo trimestre. Por isso, antes do merecido brinde de boas vindas a 2011, a pergunta que deve ser feita diante do espelho e respondida com coragem é: como está a minha vida financeira? Em primeiro lugar, não tente se enganar. Salário baixo não é desculpa para endividamento. ;A grande sacada não é o quanto se ganha, mas como se gasta;, ressalta Rubens Gurevich, presidente da Your Life Brasil, empresa especializada em gestão de vida e carreira.

Quem sobreviveu à primeira pergunta descobrirá que ;ser rico é uma questão de escolha e se relacionar bem com o dinheiro requer apenas motivação e perseverança;, garante Alan Soares, planejador da Trader Brasil Escola de Investidores. Então, por que é tão difícil, na prática, viver bem com a minguada renda mensal? ;Porque tudo na vida tem um preço. Existem pedras no caminho para testar a determinação. É preciso fazer escolhas coerentes;, orienta Soares, ao destacar que a correção dos excessos pode começar agora, com o dinheiro extra que entrará no bolso com o 13; salário.

A classe média foi seduzida pelo crédito fácil e se lambuzou nele porque vinha de um hábito de capitalização pelas ;caixinhas; domésticas gerenciadas por amigos ou colegas de trabalho. ;Se pedissem dinheiro emprestado, pagavam juros anuais de 400% ou 500% ao ano, mais caro que cartão de crédito. Descobriram taxas menores e perderam a noção que a facilidade de hoje pode ser o calo no sapato de amanhã. Não fizeram planos;, lembra Soares. Atualmente, o país vive situação de pleno emprego e aumento da renda real, mas a mentalidade da população continuou a mesma. Permaneceram as ;crenças limitantes;, muitas delas fruto de conceitos religiosos.

Uma afirmação bíblica diz que ;é mais fácil um camelo passar por uma agulha que um rico entrar no reino do céu;. Na verdade, a agulha era um portal em Jerusalém com esse formato e a falha do rico se popularizou porque um homem preferiu manter seus bens a seguir Jesus Cristo. ;Quem não sabe da história pensa que riqueza é pecado. Há quem diga que é pobre, mas é feliz. Não vejo relação entre felicidade e pobreza;, assinala Soares. Nos cursos on-line da Trader Brasil, cujo número de matriculados subiu 150% neste ano, ele ensina a eliminar esses ranços e a transformá-los em ;crenças alavancadoras;.

Dependência
O maior problema é que quem está no vermelho costuma nem saber como gasta o dinheiro ou quais são as contas fixas e variáveis, além de não ter plano de longo prazo. ;No Brasil, cultivou-se a dependência em vez do investimento. As pessoas escolheram depender dos filhos e dos netos e acham muito natural;, afirma Gurevich. A saída agora é engordar a poupança e fazer o dinheiro trabalhar a seu favor. Ele conta que, em palestras, Gustavo Cerbasi, parceiro da Your Life na ferramenta que aponta os problemas financeiros dos clientes, diz para quem não consegue parar de gastar que ;o castigo de pagar os juros abusivos do cartão de crédito; também faz parte da educação financeira.

Segundo Gurevich, o endividamento pode ser classificado em três categorias: vermelho, amarelo e verde. Os que estão no vermelho precisam rapidamente de ajuda profissional para não quebrar. Quem está no amarelo se relaciona bem com o dinheiro, mas está exposto porque não planejou o futuro. Vive situação confortável quem chegou ao verde. Para esses, é hora de se informar sobre as várias opções de retorno no mercado financeiro. Essa também é a orientação de Alan Soares. Ele afirma que, com um mínimo de instrução, qualquer pessoa multiplica a renda.

Comparando o comportamento de um investidor ao de um viajante, Soares indica que, assim como se escolhe ônibus, avião, carro ou helicóptero, na busca do sucesso financeiro, há vários ;meios de transporte;, como seguros, previdência privada, fundos de investimento, tesouro direto, moedas, entre outros. ;Não existem produtos bons ou ruins. Existe aquele que preenche melhor sua necessidade. Por isso, a busca por um consultor financeiro é essencial;, garante.

Como está a sua vida financeira?
O primeiro passo para prosperar é identificar onde é preciso melhorar. Faça um teste e receba laudo detalhado para sua situação (gratuito no site www.yourlife.com.br).

* As principais questões, em versão resumida, são:
* Como você faz suas compras de supermercado?
* Faz a compra de mês pesquisando na prateleira?
* Que tipo de controle de gastos possui?
* Se perdesse o emprego, quanto tempo sua poupança o sustentaria?
* Tem alguma renda alternativa ao salário?
* Quando precisa de algo, compra na primeira loja que encontra?
* Possui algumas dívidas das quais não consegue se livrar?
* Como costuma usar o limite do cheque especial?
* Você gasta enquanto o saldo do banco permite?
* Como define o cartão de crédito?
* Quais são seus planos de aposentadoria?
* Tem reservas para assegurar o bem-estar da família em caso de morte ou invalidez?
* ; Responda as perguntas na página na internet e confira a pontuação. Se fizer entre 0 a 9 pontos, cuidado, você está enrascado. De 10 a 19 ponto, está em equilíbrio, mas não pensou no futuro. De 20 a 28 pontos, você está muito bem, mas sempre pode melhorar.


Fonte: Your Life do Brasil, em parceria com o analista Gustavo Cerbasi

Tentações nas festas
Nas compras para a ceia de Natal, uma atenção especial deve ser dedicada ao tipo de iguaria a ser escolhida. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) espera alta de 12,54% no faturamento este ano, em comparação com o mesmo período de 2009. Mas o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) alertou que a inflação de novembro ficou em 0,86%, muita acima dos 0,62% de outubro. O preço dos alimentos e bebidas puxaram o resultado para cima, com alta de 2,11% no mês. Para que a mesa continue farta, sem estourar o orçamento, Antonio de Julio, especialista em finanças da Moneyfit, dá algumas dicas para o período de festas.

O consumidor deve conversar com a família e planejar bem antes de entrar no supermercado, assim como pesquisar os folhetos de promoções. Como as tentações são grandes, evite mercados dentro de shoppings e fique de olho nos gastos de combustível ou de táxi na hora de ;caçar as pechinchas;. Produtos em embalagens maiores são indicados porque costumam ter preços menores. Procure comprar frutas da época, que têm preços mais em conta. Cuidado especial com cartão de crédito e não se esqueça de deixar uma reserva para as contas que vão chegar em janeiro. ;O espírito de Natal é a celebração, não a ;presenteação;. Se não puder gastar, seja humilde. Isso ajudará com certeza o velho slogan ;muito dinheiro no bolso e saúde (financeira) para dar e vender;;, orienta Julio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação