Economia

Portugal e Espanha não pediram ajuda ao FMI

Agência France-Presse
postado em 29/11/2010 15:00
Dubai - As autoridades portuguesas e espanholas não pediram negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI), afirmou o número dois da instituição, John Lipsky, em um encontro econômico em Dubai.

"No momento, nenhuma autoridade solicitou negociar com o FMI e as relações prosseguem normalmente", afirmou o diretor adjunto do FMI, em referência a Espanha e Portugal.

"As autoridades portuguesas e espanholas anunciaram novos programas", disse Lipsky.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro português, José Sócrates, disse que Lisboa reúne todas as condições para buscar financiamentos nos mercados, depois que o Parlamento aprovou em definitivo o orçamento de austeridade para 2011.

O chefe de Governo espanhol, José Luis Zapatero, se declarou disposto a acelerar as reformas econômicas para tranquilizar os mercados.

A União Europeia (UE) e o FMI decidiram no domingo emprestar à Irlanda 85 bilhões de euros. Também concordaram em implementar um futuro fundo de socorro para a zona euro, com o objetivo de impedir um eventual contágio da crise, que pode ameaçar Portugal e Espanha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação