Economia

Meirelles estima que mais 14,5 milhões de pessoas deverão sair da pobreza

postado em 29/11/2010 21:23
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse nesta segunda-feira (29) que no governo da presidenta eleita Dilma Rousseff a tendência é que mais 14,5 milhões de pessoas saiam da linha de pobreza. Ele atribuiu à estabilidade econômica parte da melhoria da qualidade de vida das famílias durante os oito anos do governo Lula, quando 25,6 milhões de pessoas deixaram a linha da pobreza. ;Sem estabilidade não é possível manter um crescimento sustentável;, disse ao participar do 9; Congresso Brasileiro da Construção - ConstruBusiness 2010, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O presidente do Banco Central destacou ainda o aumento do crédito ocorrido nos últimos dois mandatos, saindo de 26% do Produto Interno Bruto (PIB) para os atuais 47,6%. Em relação ao crédito imobiliário, Meirelles disse que o crescimento é ainda maior, de 1,8% do PIB para 5%. ;Este crescimento do setor da construção civil e do crédito é consequência da maior previsibilidade da econômica e da confiança dos agentes: famílias, incorporadores, instituições financeiras e construtores;.

Apesar de frisar a importância da estabilidade macroeconômica, Meirelles lembrou que ela ;não é um fim em si mesma, mas a condição essencial para o desenvolvimento sustentável;. Meirelles também aproveitou o seu discurso para dizer que os oito anos no comando do Banco Central foram os ;mais gratificantes; de sua vida profissional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação