Economia

iPad chega oficialmente às lojas brasileiras nesta sexta-feira, dia 3

Oito meses depois do lançamento nos Estados Unidos, o tablet da Apple será oferecido a preços que vão de R$ 1.649 a R$ 2.599

postado em 30/11/2010 08:00
Daniel Farias comprou seu aparelho durante viagem aos EUA: A Apple finalmente confirmou a data oficial de lançamento do iPad no mercado brasileiro: a partir da próxima sexta-feira, 3 de dezembro, todos os modelos do produto estarão disponíveis na loja virtual da empresa e nas revendas autorizadas. Os preços sugeridos ao varejo oscilam de R$1.649 a R$ 2.199 para os modelos Wi-Fi (sem fio) e de R$ 2.049 a R$ 2.599 para os modelos Wi-Fi com 3G (terceira geração). Lançado nos Estados Unidos em abril, a chegada do dispositivo em território nacional foi uma das mais aguardadas nos últimos tempos. A apreensão se intensificou diante do silêncio da marca da maçã sobre o assunto e dos rumores de que a fabricante não estaria dando conta da demanda no exterior.

Entre os analistas, o consenso de que houve uma demanda superior à oferta em locais como EUA e países da Europa foi um dos motivos para a demora do iPad chegar ao mercado brasileiro. O vácuo deixado pela empresa de Steve Jobs foi explorado pela coreana Samsung, que, há pouco menos de duas semanas, saiu na frente no segmento de tablets local com o lançamento do Galaxy Tab ; principal concorrente do iPad. A expectativa é de que o produto faltará no mercado neste Natal.

O iPad também está atrás do Galaxy Tab no quesito pacote de dados. Pelo menos três operadoras já oferecem planos específicos para o tablet da Samsung, enquanto a Apple ainda negocia a oferta desses planos de acesso à internet. A Apple não divulgou quantas unidades chegarão nesta primeira leva ao Brasil. Mas, nos bastidores do mercado, já há o temor de que falte produto para todos os interessados ; a exemplo do ocorrido na ocasião de lançamento do iPhone 4.

Em Brasília
Entre os revendedores, a expectativa é grande. A Fnac, por exemplo, aposta que a loja do Distrito Federal será a terceira no país ; atrás de Rio e de São Paulo ; em número de vendas. O lançamento do dispositivo, em Brasília, será à 0h de quinta-feira, na loja da CTIS localizada na Epia, próxima ao Carrefour. Já a iPlacem, do Shopping Iguatemi, reforçará a equipe e os funcionários chegarão mais cedo para dar conta de eventuais filas de consumidores ávidos pela novidade. A Saraiva e as Lojas Americanas completam a lista dos que ofertarão o tablet na capital federal.

Apesar de ainda não ter sido lançado no país, o iPad conta atualmente com milhares de usuários brasileiros. São pessoas que obtiveram produto por meio de importação direta e já incorporaram as facilidades do tablet nas atividades cotidianas. O diretor da empresa de comunicação Apoio 3, Daniel Farias, por
exemplo, conheceu o produto durante uma viagem de férias aos EUA e não resistiu. Comprou uma unidade. ;Uso para apresentação de vídeos da empresa para clientes, além de ler notícias e ter acesso a redes sociais;, revela.

O morador da Asa Sul Marcello Souza, músico e aficionado por tecnologia, destaca a versatilidade do tablet. ;Hoje em dia, existe aplicativo para quase tudo que a pessoa quiser. Como músico, por exemplo, uso um que substitui partituras e cifras e outro que transforma o dispositivo em praticamente uma mesa de mixagem. A cada dia, é possível descobrir mais utilidades;, sugere. Daniel que o diga. Ele baixou um aplicativo que o permite usar o iPad como claquete durante as filmagens que faz no trabalho.

A chegada dos tablets é considerada uma revolução na forma de troca de dados entre as pessoas. Uma pesquisa recente da consultoria Gartner calcula um crescimento superior a 960% nas vendas desse tipo de produto nos próximos quatro anos. Se o estudo estiver correto, será um salto das atuais 19,5 milhões de unidades para 208 milhões em 2014. ;O tablet chegará em uma posição que o netbook e o celular tentam ocupar;, ponderou Henrique de Campos Júnior, gerente de Mercado e Inteligência de Negócios da Marco Consultora.


ESCOLHA O SEU
O iPad tem 13,4 milímetros de espessura e pesa 0,68kg com uma bateria que dura até 10 horas. Os interessados em consultar a disponibilidade do dispositivo em lojas específicas podem acessar http://www.apple.com.br/ipad/buy. Os preços sugeridos ao varejo são de R$ 1.649 para 16GB, R$ 1.899 para 32GB, R$ 2.199 para 64GB para os modelos Wi-Fi; e R$ 2.049 para 16GB, R$ 2.299 para 32GB e R$ 2.599 para 64GB para os modelos Wi-Fi mais 3G.

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