Economia

Wall Street fecha em alta e Nasdaq encerra em nível mais alto em três anos

Agência France-Presse
postado em 03/12/2010 21:15
Nova York (EUA) - A Bolsa de Nova York fechou nesta sexta-feira (3/12) em leve alta, com o otimismo recuperado, apesar dos dados mensais ruins sobre o emprego nos Estados Unidos, menos positivos que o esperado: o Dow Jones subiu 0,17% e o Nasdaq, 0,47%.

O Dow Jones Industrial Average subiu 19,68 pontos, a 11.382,09 unidades, e o Nasdaq, de forte componente tecnológico, avançou 12,11 pontos, a 2.591,46.

O índice ampliado Standard & Poor;s 500 avançou 0,26% (3,18 pontos), indo para 1.224,71 unidades.

A economia americana criou apenas 39 mil empregos em novembro, muito menos que o previsto e que o mês anterior. A taxa de desemprego subiu para 9,8%, nível mais alto desde abril.

Os índices de Wall Street, que se mantiveram em clara alta nas duas últimas sessões, tiveram um dia hesitante após este anúncio. Chegaram ao verde apenas na última meia hora de negociação: o Nasdaq terminou no melhor nível desde janeiro de 2008.

"Os dados sobre o emprego são muito decepcionantes, mas o mercado superou, porque o ISM de serviços foi um pouco melhor que o previsto", comentou Peter Cardillo, da Avalon Partners.

"A maioria das estatísticas da semana foram melhores que o previsto. E se forem observados os números do emprego, a economia continua criando empregos, não são negativos", acrescentou.

O índice ISM de atividade dos serviços aumentou mais que o previsto em novembro, a 55%, seu nível mais alto desde maio. Outra novidade positiva para os investidores: as encomendas às indústrias caíram em outubro menos que o previsto nos Estados Unidos.

No mercado de obrigações, o rendimento do bônus do Tesouro a dez anos subiu para 3,017%, contra 3% de quinta-feira, e o do bônus a 30 anos se manteve quase estável: em 4,312%, contra 4,266% na véspera.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação