Economia

UE multa fabricantes de telas planas por cartel ilegal

Agência France-Presse
postado em 08/12/2010 12:10
Bruxelas - A Comissão Europeia aplicou nesta quarta-feira uma multa coletiva de 649 milhões de euros (865 milhões de dólares) a cinco fabricantes asiáticos de telas de LCD por formação de cartel ilegal junto a uma sexta empresa.

A maior parte da multa deverá ser assumida pelo grupo sul-coreano LG (215 milhões de euros) e o taiwanês Chimei InnoLux (300 milhões de euros). O resto dos multados são os taiuaneses AU Optronics, Chunghwa Pictures Tubes e HannStar Display Corporation.

O sul-coreano Samsung, que também participou no cartel, foi isentado da multa por ter fornecido informação ao grupo regulador da concorrência da Comissão Europeia.

A Comissão abriu uma investigação no final de 2006 contra vários fabricantes suspeitos de compactuar os preços de suas telas planas.

Nos Estados Unidos, as japonesas Sharp, LG e Chunghwa admitiram ter participado em um cartel e foram multados em novembro de 2008. O valor atribuído ao grupo foi de 585 milhões de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação