NOVA YORK - A Bolsa de Nova York fechou nesta sexta-feira em alta, após um dia muito calmo no qual a divulgação de bons indicadores econômicos permitiu que seus índices fechassem no verde: o Dow Jones ganhou 0,35% e o Nasdaq, 0,80%.
O Dow Jones Industrial Average somou 40,26 pontos, a 11.410,32 unidades, enquanto o Nasdaq, de forte componente tecnológico, aumentou 20,87 pontos, a 2.637,54.
O índice ampliado Standard & Poor;s 500 ganhou, por sua vez, 0,60% (7,40 pontos), indo para 1.240,40 unidades. "Está muito calmo", afirmou Anthony Conroy, do BNY Convergex Group, enquanto o volume de comércio mostrava-se como um dos mais fracos do ano.
Hesitantes durante a manhã, os índices finalmente chegaram ao verde, sustentados pela divulgação de bons indicadores nos Estados Unidos: uma queda do déficit comercial e um aumento da confiança dos consumidores.
"Tivemos boas notícias nesta manhã com a alta da confiança dos consumidores e, evidentemente, com a melhora importante do déficit comercial graças a um aumento das exportações. É um bom augúrio para a atividade econômica do quarto trimestre", disse Peter Cardillo, da Avalon Partners.
O déficit comercial caiu em outubro para o menor nível desde janeiro, segundo dados do Departamento do Comércio.
A confiança dos consumidores americanos subiu em dezembro, de acordo com o índice da Universidade de Michigan divulgado nesta sexta-feira, que aumentou para 74,2 contra 71,6 em novembro, o que constitui o segundo mês consecutivo de alta deste índice.
No mercado de obrigações, o rendimento do bônus do Tesouro a dez anos avançou para 3,296%, contra 3,223% de quinta-feira, e o do bônus a 30 anos para 4,422%, contra 4,400% na véspera.